“Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja”, I Tm 3.1. O apóstolo Paulo fala estas palavras a seu auxiliar, Timóteo, admoestando sobre o ministério cristão.
Mais a frente, na segunda carta, Paulo dá um conselho a Timóteo sobre a prática da leitura e do estudo da Palavra de Deus: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Tm 2.15.Uma das prerrogativas da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus de SC e Sudoeste do PR (CIADESCP) é o preparo bíblico de seus obreiros. Nestes últimos anos, felizmente, muitas foram as iniciativas para que os obreiros estejam equipados para desincumbir sua missão e vocação.
A formação de obreiros tem motivado muitas igrejas no estado de SC a organizarem suas próprias escolas de estudo acadêmico da Palavra de Deus. Destacamos aqui a Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville (IEADJO).
A IEADJO há muitos anos realiza educação teológica, inicialmente pelo Instituto Bíblico Beréia, mais tarde o Instituto Bíblico da Assembléia de Deus de Joinville (IBADEJ). Com básico e médio em teologia. Após surge a Faculdade Teológica Refidim que até hoje forma alunos no básico, médio e bacharel em Teologia.
Há 14 anos, acontece no templo sede, uma semana no mês de março por ano, a Escola Bíblica de Obreiros de Joinville (EBOJ), presenteando os joinvilenses no mês de aniversário da cidade.
Anualmente, aproximadamente 700 obreiros são matriculados. A EBOJ ficou conhecida como a escola modelo de obreiros no estado, devido sua qualidade no ensino, através de professores renomados que passaram pelo corpo docente.
Aconteceu de 15 a 22 de março de 2009 no templo sede da IEADJO, a 14ª EBOJ. Recebeu os obreiros (pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, auxiliares e líderes de departamento) da cidade de Joinville. O templo sede foi pequeno para receber os alunos interessados em aprender a palavra de Deus.
Pr. Joel Montanha, coordenador da EBOJ, disse aos presentes que a escola tem formado obreiros que hoje estão trabalhando na Obra de Deus no estado de Santa Catarina e em outras regiões do país. "Agradecemos a Deus pela realização desta escola, que desde 1996 está acontecendo em Joinville, com muito êxito tem alcançado seus objetivos. Todos os pastores que por aqui passaram, apoiaram esta escola, não sendo diferente hoje com Pr. Arcelino de Melo. Louvamos a Deus pelo apoio de todos os obreiros", disse o pastor Joel Montanha.
Pr. Arcelino de Melo, presidente da IEADJO e CIADESCP, disse que "o apoio a esta escola de obreiros é importante e estamos dando continuidade a este trabalho tão importante na cidade de Joinville", salientou o presidente.
O pastor Abraão de Almeida foi responsável pela aula inaugural no domingo e abordou Mateus 6.33 que diz, "mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". Dissertou o texto sobre a justiça de Deus e fez um diálogo entre a injustiça no mundo e a justiça de Deus. "O Reino de Deus é totalitário e a igreja não é regida por uma democracia, mas sim pela teocracia, é regida por Deus", pregou a igreja.
O pastor Lauri Villas Boas do Rio de Janeiro foi convidado para ministrar a disciplina Deus, na segunda-feira abordou o tema Teólogo, quem é o teólogo? "Não é um sujeito formal, criador de idéias, mas o homem que fala de Deus, fala a Deus e o homem a quem Deus fala", pregou ao alunos. Pastor Lauri ainda disse que muitos vão atrás de movimentos, e o teólogo "é aquele vai atrás de Deus, prega Deus e fala somente o que recebeu do Senhor e nada mais", o teólogo não fica inventando teologia, ele fala o que Deus lhe dá e nada mais através da Bíblia, a palavra de Deus. As reuniões foram encerradas debaixo do poder de Deus.
A EBOJ recebeu também os pastores, Eliel Gaby que ministrou a disciplina "Anjos", Cláudio Caetano que palestrou sobre "Missões" e Genildo Simplício que lecionou sobre "Educação Cristã".
As fotos da EBOJ estão disponível em nosso banco de fotos, clique aqui para acessar.
Informações para com a secretaria da EBOJ: (47) 3431-4300
E-mail: eboj@adjoinville.org.br
E-mail: eboj@adjoinville.org.br