sábado, 31 de dezembro de 2011

Pastor é preso após a conversão de muçulmanos na Índia



O Bispo Michael Nazir-Ali pede a libertação imediata de um pastor na Índia acusado de pregar o Evangelho a muçulmanos que se converterem ao Cristianismo.

 Chander Mani Khanna, que pastoreia a All Saints Church, em Srinagar, foi chamado a um tribunal Sharia acusado de converter crianças muçulmanas por subornos e ofertas.

 Um vídeo apareceu no YouTube, mostrando o pastor batizando muçulmanos convertidos. Testemunhas afirmam que a polícia pressiona aqueles que se converteram para prestar depoimento contra o pastor.

 De acordo com a AsiaNews, a polícia prendeu o pastor Khanna para promover inimizade entre grupos religiosos e ultrajando o sentimento religioso.

 Embora Pastor Khanna negue todas as acusações, ele permanece sob custódia da polícia e há temores de que uma sentença possa ser emitida contra ele.

 O Conselho Global de Cristãos Indianos (GCIC), que pertence à sua igreja, escreveu ao Governo de Jammu e Caxemira indiana, pedindo-lhes para intervir em nome do pastor.

 O corpo da igreja disse que as tensões aumentaram na região após a queima de um Corão em uma igreja na Flórida este ano.

 Bispo Nazir-Ali, patrono da Release International, conhece o pastor Khanna pessoalmente e diz que ele é um homem r"espeitado" que "nunca usa métodos desleais para evangelizar".

 "Estou admirado de que tal pessoa pode ser preso por uma Índia comprometida com a liberdade religiosa e a democracia", disse o bispo Nazir-Ali.

 "Peço não só para a sua libertação imediata e incondicional, mas também para a proteção para ele e sua família.

 "Oremos para que a liberdade e a justiça prevaleçam na Caxemira para todos: muçulmanos, cristãos e hindus".

Fonte: Christian Today

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cristãos oram e agem sobre mudanças climáticas



Membros da Comunhão Anglicana Mundial estão convocando os cristãos a orarem antes das negociações climáticas da ONU na próxima semana. Neste domingo, líderes cristãos se reunirão em um comício para orarem pelas negociações.

A 17 ª Conferência das Partes (COP17) trará os governos do mundo para Durban, África do Sul, na próxima segunda-feira por 12 dias de negociações sobre a estratégia global do clima após o Protocolo de Kyoto, que expira no próximo ano.

Conforme o Protocolo de Kyoto, os países industrializados estavam comprometidos a reduzirem suas emissões de carbono para 5% abaixo dos níveis, no período de 1990 até 2012, mas as nações têm se esforçado para entrarem em acordo sobre um segundo período de compromisso.

O pastor Canon Mash, Coordenador Ambiental da Igreja Anglicana da África do Sul e membro da Rede Comunhão Ambiental Anglicana, quer maiores garantias de governos do mundo que vão levar a questão da mudança climática a sério.

"Apesar de 17 anos de negociações para reduzir as emissões responsáveis pelo aquecimento global, as atuais promessas para reduzi-las ao ponto de deixar a Terra entre 2,5 e 4 graus de aquecimento, são amplamente aceitas, mas poderá ser catastrófico", disse ele.

"Há poucos sinais de que as nações do mundo levam verdadeiramente a sério ou estão realmente dispostas a fazerem os cortes de emissões urgentemente necessários”, completa. "Pensar a curto prazo em busca de crescimento econômico está ameaçando as perspectivas de desenvolvimento global humano de longo prazo."

Apesar das inúmeras advertências dos cientistas sobre o risco de atrasar ações sobre a mudança climática, os relatórios de The Guardian que a UE e o Japão entregaram dizem não esperar que um novo acordo entre em vigor antes de 2020.

Dentre os temas que serão abordados na próxima semana estão algumas negociações difíceis entre os países em tecnologia limpa, a proteção das florestas e fundos para ajudar países mais pobres face ao custo de abordar a mudança climática.

Membros da Comunhão Anglicana Mundial estão orando pelo sucesso das negociações de Durban e convidam pessoas para assinarem o 'Temos fé: Aja agora pela justiça climática”, que é uma petição pela renovação do compromisso de combater as alterações climáticas.

Canon Mash disse: "A África será, entre as nações mais afetadas do mundo, ameaçada pela seca sem precedentes, inundações, condições meteorológicas extremas, diminuindo a segurança alimentar, aumentando a pobreza, migração forçada e os conflitos", alerta.

A petição pede a líderes para chegar a um acordo "ambicioso" e juridicamente vinculativo sobre a mudança climática e se comprometer com metas claras para reduzir as emissões de carbono.
A petição pode ser assinada em www.wehavefaithactnow.org.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Evangelista é morto a tiros no Paquistão



Um evangelista foi morto a tiros na quarta-feira por um atirador não-identificado no qual sua família acredita ser um membro de um grupo radical muçulmano que tem como principal alvo os cristãos.

 Zahid Jameel, 25 anos, disse ao Compass que seu pai, Jameel Saawan, e um ajudante estavam abrindo as portas da sua loja de comésticos na área de Gulshan-e-Iqbal, no centro comercial de Karachi, Paquistão, na manhã de quarta-feira, quando um jovem apareceu e disparou contra seu pai.

 O assassino fugiu em uma motocicleta na qual duas pessoas estavam esperando e vigiando o que estava acontecendo, disse Zahid. “Acreditamos que meu pai foi morto por causa da pregação da Bíblia, porque não existe outra razão”, disse ele.

 Seu pai não havia comentando nada de ter recebido ameaças nas últimas semanas, apesar de ter recebido após ter manifestado desejo de começar uma organização de bem-estar para os cristãos pobres na região de Karachi.

 Apesar de receber as ameaças e telefonemas intimidadores, Zahid disse que seu pai continuou a pregar e foi muito respeitado na comunidade cristã como um exemplo de perseverança e coragem.
“Vivemos em um apartamento alugado e nossas lojas também são de locação. Não temos propriedade e não temos inimigos, por isso estamos chocados com o homicídio”, disse ele. “Não foi um simples roubo, porque o assassino andou na direção do meu pai e disparou contra ele.”

Zahid disse que sua mãe está em estado de choque após a morte de seu pai, assim como suas três irmãs e seu irmão mais velho, Shahid. “Nosso pai foi morto a tiros sem existir nenhuma razão para isso.”

Jameel Saawan e sua família se mudaram para Karachi há 10 anos. Segundo seu filho, seu pai havia dito que estava na hora dele começar a transmitir as boas novas para todos que ele conhecia. Mas Zahid disse que seu pai nunca entrou em discussões sobre isso. Todas as tardes, seu pai fazia visitas para pessoas e compartilhava do Evangelho.

 Por ter uma vida extremamente dedicada ao evangelismo, autoridades continuam com a ideia de que a morte de Jameel teve um motivo religioso por trás.

 Fonte: Portas Abertas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

JMM se prepara para missão no país ainda destruído por terremoto



Uma caravana de 26 voluntários vai impactar o Haiti com o Evangelho. De 5 a 18 de janeiro de 2012, o projeto Conexão Haiti segue para o país caribenho para servir as comunidades de Porto Príncipe e cidades próximas com atividades evangelísticas nas áreas de educação, saúde, capelania, assistência social e KidsGames, entre outras.
 O Conexão Haiti é mais uma iniciativa do setor de voluntários da Junta de Missões Mundiais, coordenado pelo pastor Marcos Grava, que esteve à frente de projetos similares na África do Sul, em 2010, e na Itália e em Israel, este ano.
 Da caravana, participarão brasileiros e estrangeiros. Dos brasileiros, são 13 pessoas do Rio de Janeiro, quatro de Minas Gerais, uma do Pará, uma do Mato Grosso, uma do Espírito Santo, uma de Pernambuco, uma de São Paulo e uma do Distrito Federal. Integrarão a caravana dois haitianos que estão no Brasil cursando Teologia e um chileno.
 Os participantes da caravana devem ser pessoas crentes em Jesus Cristo, comprometidas com Deus e a Igreja e ter uma vida cristã exemplar, firmeza doutrinária e aptidão comprovada para evangelização, pregação do Evangelho e submissão à liderança.
 As inscrições para o Conexão Haiti já estão encerradas, mas se você quiser saber mais sobre esse e outros projetos, mande um e-mail para voluntarios@jmm.org.br. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo.
 Fonte: Junta de Missões Mundiais

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cristãos entram na justiça para construir templo no Paquistão



A igreja é um edifício retangular simples, decorado com arcos e algumas torres. Dezenas de vitrais coloridos retratam o sofrimento de Jesus Cristo, enquanto as paredes internas são pintadas de branco.

 Nada de muito diferente da maioria das igrejas cristãs do mundo. A questão é que essa fica no Paquistão, país que conseguiu sua independência da Índia em 1947, justamente por causa da religião.

 Os líderes do país queriam formar um Estado muçulmano liberal, onde os direitos das minorias seriam protegidos, embora a Constituição proíba um cristão de ser primeiro-ministro ou presidente. Mas os grupos islâmicos sempre dominaram o país e a liberdade religiosa é quase inexistente.

 Nos últimos 10 anos, a ascensão da Al Qaeda e a militância Talibã aumentaram a perseguição aos cristãos, com atentados e tiroteios constantes. Em março deste ano, militantes mataram Shahbaz Bhatti, o único ministro cristão no governo, numa demonstração que irão continuar usando as leis de blasfêmia para perseguir os que não seguem o Islã.

 Mesmo assim, a cada domingo centenas correram para a igreja,vestidos com suas melhores roupas, mas tiram os sapatos na entrada e sentam no chão, costume islâmico adotado por algumas igrejas do país. Eles cantam hinos ao som de um piano e um ‘dhol’, um tambor tradicional.

 A pequena comunidade cristã do Paquistão conseguiu o que parecia impossível, recebeu autorização para construir uma igreja nova e um prédio anexo de três andares. Ela está localizada na maior favela do país e foi inaugurada este mês. A cidade de Karachi agora tem uma verdadeira catedral, que pode abrigar em torno de 5.000 pessoas sentadas, afinal eles não usam bancos nem cadeiras nos templos.
 A igreja levou 11 meses para ser construída e custou US$ 3,8 milhões, levantados a partir de pequenas ofertas dos membros e diversas doações vindas de todo o mundo, explica Saleh Diego, que lidera a congregação.

 As leis do país dificultam ao máximo a construção de templos não muçulmanos. Para ser construída, foi necessário primeiro colocar abaixo a antiga igreja que ficava naquele local, o distrito de Azam Basti, favela onde moram cerca de 15.000 cristãos.

  “Havia tantas pessoas aqui que não era mais possível acomodá-los aos domingos. Alguns ficavam sentados na parte de trás, alguns em pé, algumas do lado de fora”, lembra Diego. ”Agora todos nós, cerca de 5.000 pessoas, podemos orar e adorar o Senhor juntos, e realmente compartilhar e fortalecer a nossa fé.”

Em alguns países predominantemente muçulmanos, como Egito e Indonésia, a construção de novas igrejas pode desencadear tensões e até mesmo violência, mas no Paquistão ainda não há sinais de violência contra o prédio novo.

“Nós tivemos alguma oposição no início”, disse um missionário que vive legalmente e trabalha no Paquistão há muitos anos. Ele se recusou a dar seu nome por razões de segurança. ”Se colocarmos uma cruz grande podemos esperar que os habitantes locais nos criem alguns problemas. Por isso, precisamos ir com calma”.

No Paquistão, os cristãos são cerca de 5% da população de 180 milhões de pessoas. Tendem a viver em guetos de extrema pobreza, muitas vezes separados de seus vizinhos muçulmanos por muros altos. Os cristãos do Paquistão enfrentam problemas bem específicos. A maioria é  descendente de hindus que se converteram ao cristianismo. Eles ainda fazem o mesmo trabalho de seus antepassados: varrem as ruas, são empregadas domésticas ou fazem algum trabalho braçal.

 Por causa da perseguição, há poucas diferenças entre católicos romanos e protestantes. Em alguns casos, eles compartilham os mesmos espações de adoração. Uma igreja como essa, com cinco mil lugares é realmente uma bênção para a comunidade cristã local. É uma vitória e um sinal da resistência de uma fé que há muito sofre diariamente a discriminação.

 Saleh Diego, um dos sacerdotes cristãos do lugar, se preocupa com o radicalismo crescente, mas explica: “A perseguição faz parte do cristianismo. Então, somos fiéis na perseguição e permanecemos fiéis mesmo em meio ao sofrimento”.

Fonte: Creio com informações Washington Post

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos é exposto em museu de Nova York



O manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos está em exposição no Museu Discovery em Nova Iorque, Estados Unidos, desde o dia 16 de dezembro. O escrito é um autêntico manuscrito confeccionado de papiro entre os anos de 150 e 100 antes de Cristo. Escrito em hebreu o texto tem mais de 2.000 anos e mede cerca de 45 centímetros de comprimento e 7 centímetros de largura.

 De acordo com a curadora da Autoridade Israelense de Antiguidades, Tatiana Treiger, essa é a terceira vez que o manuscrito sai de Israel. “É um pergaminho de material orgânico. Esta é a terceira vez que ele sai de Israel. Esteve em Toronto, Austrália e agora está em Nova Iorque”, disse ela para a agência AFP.
 O texto pertence a uma mostra de documentos antigos que formam os manuscritos do Mar Morto, onde mais de 500 artefatos foram encontrados e estão em exposição na cidade até o dia 15 de abril.

 Mas o pergaminho com os Dez Mandamentos ficará em exposição apenas até o dia 2 de janeiro. Em um comunicado o Museu Discovery explicou  que esse documento foi encontrado em 1954 em uma covas próximas ao Mar e que pesquisadores encontraram mais de 900 rolos entre os anos 40 e 50.

 É a primeira vez que um manuscrito que contém trechos do livro de Deuteronômio passa por Nova Iorque. E este é ainda um dos únicos manuscritos com os Dez Mandamentos que ainda existe e seu texto fala sobre as regras para construir uma sociedade com fé e princípios morais.

 O estado do manuscrito é “excepcional” segundo o museu nova-iorquino que ressalta que mesmo sendo feito de material frágil, continua em bom estado de conservação. Acredita-se que esses textos foram escritos por membros da seita dos essênios, que dividiram o judaísmo e viviam na zona de Qumram, no deserto de Israel.

Fonte: Gospel Prime

Cristãos se mobilizam para ajudar vítimas do tufão nas Filipinas



Organizações cristãs estão se mobilizando para ajudar as vítimas de um tufão que matou quase mil pessoas nas Filipinas.

 Presidente das Filipinas, Benigno Aquino, declarou uma calamidade nacional após o tufão ter devastado o sul do País no último fim de semana.

 Águas da enchente e deslizamentos de terra causaram grandes danos às culturas, infra-estrutura, e mais de dez mil casas foram atingidas.

 Uma organização humanitária, Habitat for Humanity, traçou planos para prestar assistência e oferecer abrigo a pelo menos 5 mil famílias durante os próximos três meses, principalmente nas cidades de Iligan e Cagayan de Oro.

 O apoio incluirá o fornecimento de ferramentas e kits de limpeza e construção de latrinas.

 Ian Pearce, gestor do programa Habitat for Humanity , disse que era essencial para as famílias apanhados em desastres naturais para voltar para as casas permanentes "o mais rapidamente possível".

 "As casas são o centro de nossas vidas, proporcionando um local para gerar a vida, dar às crianças um cofre, lugar seguro para crescer saudável e um lugar para estudar", disse ele.

 "Sem casas decentes famílias que já estão mais vulneráveis ​​perigam ser mergulhadas em pobreza abjeta para as gerações vindouras."

 Ele alertou que qualquer atraso com a prestação de novas casas afetaria a educação das crianças, como abrigos de emergência tendem a ser criado nas escolas.

 "Isso faz com que mesmo as comunidades mais vulneráveis ​​a desastres futuros, por isso é de extrema importância que ajudar as pessoas de volta para casas decentes", disse ele.

 A Christian Aid já conseguiu 50 mil euros para ajudar na reconstrução, mas lançou um apelo de emergência para ajudar ainda mais pessoas.

 Os seus parceiros estão a distribuir suprimentos de emergência para 950 famílias na área de Cagayan de Oro. Em Iligan, outras mil famílias que perderam seus meios de ganhar uma renda receberão as transferências de renda que lhes permitam comprar alimentos em mercados locais.

 Alwynn Javier, representanteda Christian Aid disse:  "A Christian Aid tem trabalhado com parceiros locais nesta área e eles estão bem colocados para identificar os membros mais vulneráveis ​​das comunidades afetadas para que possam ser direcionados primeiro para assistência de emergência. "

 OMF Internacional disse que sua igreja nas Filipinas está ajudando na operação de limpeza, apesar do fato de que dois terços da congregação foram afetadas pelas enchentes.

 Seu parceiro na região, Mark Chapman, disse que os serviços de emergência tinham sido "dominados" pelos mortos e que em alguns casos, famílias inteiras tinham sido mortas.

 "Orem para que mais pessoas sejam encontradas vivas, apesar das contrariedades e que aqueles que necessitam  de atenção médica consigam receber a ajuda que necessitam", disse ele.

Fonte: Christian Today

Aprovado projeto que reconhece música ´gospel´como manifestação cultural



Em votação simbólica na terça-feira (20), o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2009, que altera a Lei Rouanet (Lei 8.313/1991) para reconhecer como manifestação cultural a música gospel e os eventos relacionados ao estilo.

 O termo gospel, uma contração dos termos ingleses "God spell", ou "fala de Deus", denomina o estilo musical de composições feitas para expressar a fé cristã. Pela proposição aprovada, do ex-deputado Robson Rodovalho, a música gospel passa a ser reconhecida como parte da cultura contemporânea brasileira, o que permite que pessoas e entidades que lidam com esse estilo possam receber apoio financeiro de empresas por meio de mecanismos de incentivo.

 Na justificação do projeto, o autor do projeto destacou que a música gospel, oriunda da tradição norte-americana, tem se disseminado no Brasil, em eventos de grande porte que contam com a participação de parcela significativa de jovens.

 No Senado, o projeto recebeu parecer favorável nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta, sem emendas, foi votada em regime de urgência atendendo a requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS), subscrito por outros senadores.

 Fonte: Agência Senado

Mar Morto pode responder dúvidas sobre eventos bíblicos



Pesquisadores perfuraram 460 metros do Mar Morto para tentarem descobrir o que tem levado esse importante mar a secar tão rapidamente nos últimos anos.

 Ao mesmo tempo a pesquisa serve para explicar várias histórias bíblicas como a destruição de Sodoma e Gomorra e passagem de quando Josué levou os israelitas para o Egito.

“Vemos muitas dessas histórias diferentes na Bíblia, sobre anos de vacas gordas e de vacas magras”, disse Steven Goldstein, geoquímico da Universidade de Columbia em Nova York que pesquisa na região.

 A pesquisa não foi feita para investigar os acontecimentos relatados na Bíblia, mas para entender a história do Mar Morto que diminuiu 23 metros entre os anos de 1930 e 2000 e de 2000 a 2008 seu nível caiu mais 8 metros. Para agravar o caso, só em 2010 foram 1,5 metros evaporados.

 Os cientistas acreditam que há 120 mil anos atrás o Mar Morto já teria secado, ou seu nível teria ficado muito abaixo sem a intervenção humana. “Parece que o Mar Morto pode ter secado ou ficado muito perto da secagem sem intervenção humana”, disse o geoquímico Emi Ito.

 Segundo esses estudos a época foi muito mais quente e com menor umidade do ar, o que os fazem desacreditar que o local poderá secar por completo, ou desaparecer nos próximos anos. Mesmo diante dessas afirmações os pesquisadores não conseguem dizer se as intervenções humanas poderão afetar negativamente o Mar Morto.

 Fonte: Folha Gospel

Medida do Governo proíbe revista íntima em religiosos nos presídios



Recentemente o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça (MJ), baixou resolução que normatiza a prática de cultos e assistência religiosa dentro de presídios brasileiros. As normas orientam as secretarias estudais, reafirmando o direto da prática religiosa, seja qual for a crença, católica, evangélica, afro-brasileira ou espírita, todas elas são comuns nos presídios brasileiros.

 A norma proíbe o recolhimento de dízimos e venda de material religioso e prevê o cadastro das instituições, que devem comprovar um ano de existência, e também dos agentes religiosos, que passam a ser isentos de revista íntima. Também fica autorizado o uso de objetos para os cultos, desde que não apresentem risco para a segurança.

“A resolução efetiva o direito, deixando bem claro o direito da prática religiosa, mas sem abrir mão da segurança, porque estamos falando de presídios e não de locais abertos”, afirma o presidente do CNPCP, Geder Luiz Rocha Gomes.

 O Ministério da Justiça não possui um levantamento sobre as crenças religiosas dos presidiários. Os dados disponíveis são de pesquisas sócio-criminais realizadas nas penitenciárias federais de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS) que datam de 2005 e 2007. Na primeira unidade, entre os entrevistados, 57,3%, disseram ser católicos, 22,79%, evangélicos, 17,65%, sem religião, 1,47%, espíritas e, 0,74%, testemunhas de Jeová. Em Campo Grande, 53,15%, se disseram católicos, 27,19%, evangélicos, 4,5%, espíritas, 3,6%, mulçumanos e 8,1%, não respondeu.

 Segundo o pastor Edvandro Machado Cavalcante, coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Metodista do Rio de Janeiro, que realiza o trabalho de assistência religiosa a presidiários há mais de 10 anos, o trabalho dentro dos presídios é realizado por entidades das mais diversas orientações religiosas: evangélicas, religiões afro-brasileiras, espíritas e católicas. “São diversas religiões, mas a grande maioria é evangélica, mas o espaço é plural, sim”, afirma.

 Ele considera a iniciativa de norma como positiva, uma vez que as determinações apontam, ao menos, diretrizes para problemas que se arrastavam há anos, como a possibilidade de revista íntima para os agentes religiosos, o que passou a ser proibido com a nova norma. “A legislação dava uma de João sem braço. Isso era um ponto muito delicado, principalmente aqui no Estado do Rio. Os agentes penitenciários não faziam, mas teoricamente poderiam fazer. Acho muito importante que isso fique claro. Porque aquela revista é vexatória”, afirma.

 Ele concorda ainda com a proibição da arrecadação de dízimos e venda de material religiosa pois acredita que, apesar da oferta fazer parte da prática religiosa de algumas igrejas, dentro dos presídios a assistência religiosa deve ser feita de forma diferente. “A igreja e qualquer entidade religiosa têm que agir de forma diferente dentro dos presídios. Ir lá para arrecadar junto a essa população tão espoliada é uma indignidade, violenta o principio mais básico da dignidade humana. É uma preocupação de muito bom tom, apesar da portaria 005 da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP), que regulamenta a ação do agente religioso, já deixar claro que não pode haver comércio nem arrecadação”, completa.

 O pastor conta que na maioria das unidades prisionais já existe uma local destinado para as práticas religiosas, apesar das dificuldades impostas pela arquitetura prisional existente no Brasil. No entanto, ele defende ainda que o espaço seja usado para ações que ultrapassam a assistência religiosa, com atividades educativas e profissionalizantes. “Um grande problema é a arquitetura prisional, não tem lugares para atividades laborativas, educacional”, disse ele ao falar sobre um projeto de educação informática que é realizado pela Metodista no Rio.

 Evangélicos são respeitados
 Uma das religiões mais respeitadas, senão a mais, é a evangélica. Quando um preso se converte, passa a fazer parte de um grupo, que convive em áreas diferentes e que conta com uma certa imunidade entre as facções dividas nos pavilhões.

“Isso é engraçado, em alguns presídios você tem o comando tal, o comando x, e os evangélicos. Até porque eles têm uma moral muito rígida dentro desses grupos, é a famosa teoria da envergadura da vara, se você teve muito de um lado, a tendência é radicalizar para o outro até encontrar um equilíbrio. Eles geralmente se filiam ao que tem de mais radical, não só em termos de comportamento, não só em relação a ética, mas também em relação a roupa e tudo mais. Não sei se por culpa, deve ter algum fenômeno psicológico que explique isso”, analisa o pastor Edvandro.

 Ele lembra de um episódio ocorrido há cerca de cinco anos, em Bemfica, no Rio da Janeiro, quando ocorreu um massacre de 38 detentos depois que administração do local misturou diferentes facções. “Eu conversei com um dos sobreviventes, porque sou do conselho da comunidade, um órgão que fiscaliza a execução da pena. Fui junto com juiz da VEC (Vara de Execuções Criminais) e os sobreviventes disseram assim: ‘olha os crentes não mata não’, ‘só não me mataram porque eu tinha essa vinculação de fé’, isso é fato”, afirma.

Fonte: Amigos de Cristo com informações Terra

Cristãos sofrem com ataques na Nigéria



Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas e a destruição durante o ataque incluiu cerca de 10 edifícios de igrejas da região.

 Mais de 200 pessoas do grupo extremista islâmico Boko Haram que atacaram a capital do Estado de Yobe, em Damaturu, às 5 horas da tarde do dia 4 de novembro e logo, os terroristas haviam bloqueado todas as quatro principais rodovias que levam à cidade.

 Os líderes cristãos em Damaturu disseram ao Compass que das 150 vítimas registradas no ataques, mais de 130 eram cristãos. Quando os extremistas muçulmanos chegaram a cidade, qualquer  cristão que não conseguisse recitar o credo islâmico era baleado imediatamente e morto instantaneamente.

“Quando os extremistas no atacaram aqui no dia 4 de novembro, foi como o fim de tudo para os cristãos. Nossas casas foram alvejadas indiscriminadamente. Eu e minha família nos trancamos em casa”, disse Rev. Idris Garba, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN) no estado de Yobe.

 Garba, que também é um dos pastores da Igreja Boa Nova na região de Damaturu, disse que sua igreja diminuiu cerca de 500 membros depois dos ataques: “Nós podíamos ter mais do que 100 membros na igreja após o ataque. A maioria dos membros está se escondendo com medo ou deixaram a cidade.

 Garba que tem o ministério pastoral desde 1993 e tem servido como pastor da igreja há dois anos disse que os cristãos foram mortos na frente do templo de sua igreja no dia antes de ela ser bombardeada.

 Fonte: Portas Abertas

Em crise, gravadoras tradicionais buscam mercado entre os evangélicos



Que a indústria fonográfica não anda nada bem, todo mundo sabe. A “novidade”, especialmente para quem não é evangélico, é a aposta das grandes gravadoras no meio gospel.  Este é visto como o setor de bonança no meio da crise.

Um dos casos que ilustram tal situação é o da cantora Aline Barros que já ganhou disco de diamante, conquistado pelas mais de 360 mil cópias vendidas, em menos de dez meses, do álbum "Extraordinário Amor de Deus" (2011). Para as mega gravadoras, que disputaram acirradamente o contrato com Aline, esse “extraordinário” poder de vendas é o que lhes interessa.

A cantora, quatro vezes premiada no Grammy Latino, explica que o sucesso no meio secular se deve ao fato de as pessoas estarem carentes de Deus, precisando de salvação. "As pessoas estão buscando algo maior", afirma.

Porém, obviamente, para os gigantes da indústria fonográfica o propósito de investir na música evangélica é visando somente o lucro financeiro, não o espiritual. Esse foi um dos motivos pelos quais a cantora optou por permanecer em uma gravadora gospel.

Novo nicho
 O diretor-geral da Som Livre, Marcelo Soares considera que "o público não religioso pouco gasta em suas crenças pessoais". Já o cristão, "além desses gastos", tende a gastar mais com cultura. Sem mencionar, que este público, pelo menos em sua maioria, não se “rende” à pirataria comprando sempre os álbuns originais.

 O selo representa nomes como o da Ana Paula Valadão (7 milhões de CDs e DVDs vendidos). A ministra de louvor viu no convite a possibilidade de evangelizar e ganhar mais almas para Cristo. Por conta da parceria, “rádios seculares estão começando a tocar nossas canções. Os apresentadores sempre dizem que antes tinham preconceito", explica Ana Paula.

A Sony Music inaugurou, em 2010, um departamento especializado em gospel. Seu diretor, Maurício Soares, levanta o perfil desse consumidor. "O evangélico lê mais, cerca de sete livros por ano. E as rádios do segmento, na maioria, são líderes do tempo médio de audiência", ilustra.

Fonte: Redação CPAD News com Folha.com

Turnê de Michael W. Smith no Brasil tem datas confirmadas



O cantor Michael W. Smith, a maior referência da música gospel mundial, detentor de inúmeros recordes, álbuns de sucesso, prêmios e milhões de discos vendidos ao longo de sua carreira estará no Brasil em janeiro de 2012.

 De 10 a 18 de janeiro o cantor estará percorrendo diversas cidades do país apresentando seus grandes sucessos. Já confirmadas apresentações em Recife, Goiânia e Vila Velha/ES. Por sinal, em Vila Velha, o cantor estará participando pela primeira vez do mega evento "Jesus Vida Verão" promovido pela Igreja Batista da Praia da Costa.

 Na agenda de seu site, Michael W. Smith já confirmou a participação na gravação do DVD comemorativo aos 20 anos de carreira da cantora Aline Barros que será gravado na cidade de Paulínia, cidade próxima à Campinas/SP. O evento acontecerá no dia 18 de janeiro no Teatro Municipal de Paulínia, um dos mais conceituados espaços culturais do país.

 Confira abaixo as datas que já foram confirmadas e os locais de venda dos ingressos:

 11/01 - Guarujá, SP
 Cidade, Estado, Pais: GUARUJÁ / SÃO PAULO / BRASIL
 Nome do local: ARENA GUARUJÁ SHOW
 Onde os ingressos podem ser comprados: A ser definido, em breve mais informações
 Informação do show: mais info em breve

 12/01 - Goiânia, GO
 Cidade, Estado, Pais: GOIÂNIA / GOIÁS / BRASIL
 Nome do local: GOIÂNIA ARENA
 Onde os ingressos podem ser comprados: Nas igrejas Fonte de Vida em Goiânia. Em breve, mais locais...
 Informação do show: 18hs Portões, 20hs Pedras Vivas, 21hs Michael W Smith

 13/01 - Recife, PE
 Cidade, Estado, Pais: RECIFE / PERNAMBUCO / BRASIL
 Nome do local: CLUBE PORTUGUÊS
 Onde os ingressos podem ser comprados: 81 3088 7275 ou nas livrarias Luz e Vida
 Informação do show: http://www.recifepraise.com.br/

 14/01 - Vila Velha, ES
 Cidade, Estado, Pais: VILA VELHA / ESPÍRITO SANTO / BRASIL
 Nome do local: JESUS VIDA VERÃO, PRAIA DA COSTA
 Onde os ingressos podem ser comprados: Aberto ao público
 Informação do show:
 Abertura do evento ás 20:00hs
 Apresentação do Michael W. Smith: 20:20hs – 22:20hs
 Site do evento: http://www.jesusvidaverao.com.br
 
Fonte: Folha Gospel

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A fé que mais cresce no mundo ainda é o cristianismo, especialmente os pentecostais


Segundo o estudo anual “Estado das Missões Globais” o número de ateus e não religiosos diminui a cada dia no mundo. “Especificamente, neste milênio (de 2000 a 2011) a categoria ‘não religiosa’ perde cerca de 700 adeptos por dia, enquanto os ‘ateus’ perdem 300. Ou seja, nos últimos 11 anos, os “infiéis” perderam 2,7 milhões de adeptos e os ateus, 1,37 milhão.

 O segmento de fé que mais cresce são os evangélicos, adicionando cerca de 60 mil fiéis por dia. Em seguida vem o catolicismo, que aumenta 34 mil pessoas por dia. No Islã nascem 79 mil fiéis diariamente e no Hinduísmo, 37 mil.

 Comparando esses números com 1970 (em plena revolução sexual no Ocidente e ateísmo comunista na Europa) percebe-se que, em 41 anos, o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos. Por outro lado, pessoas que se denominam ‘não-religiosas’ cresceram mais de cem milhões. Devido à queda dos regimes comunistas, muitos que antes se declaravam ateus agora dizem apenas ser ‘não-religiosos’. Da mesma forma, na China, no Vietnã e em outros países comunistas, muitos preferem dizer que são ‘não religiosos’ em vez de ateus.

 Portanto, no século 21 o número de ateus irá diminuir enquanto as religiões continuarão crescendo. Isso inclui a recuperação do Judaísmo (15,1 milhões em 1970 e menos de 14 em 2000) que agora tem 14,9 milhões de membros.

Os seguidores de outras religiões estão distribuídos da seguinte forma:
- O cristianismo, com todas as suas variantes, soma 2,3 bilhões de pessoas, aumentando 94 mil pessoas por dia (entre protestantes, católicos e ortodoxos).
- Muçulmanos, com quase 1,580 bilhão de adeptos, cresce a uma taxa de 79 mil fiéis por dia.
- O Hinduísmo conta hoje com 952 milhões de adeptos e aumenta em 37 mil a cada dia.
- O Budismo tem 468 milhões fiéis, somando mais 13.800 por dia.
- Taoísmo chinês e o confucionismo já são 457 milhões, ganhando 9.300 seguidores por dia.
- As religiões étnicas totalizam 269 milhões de seguidores, aumentando cerca de 9 mil por dia.

 Estima-se que ainda há no mundo dois bilhões de pessoas que nunca ouviram a mensagem do evangelho de forma clara. Outros 2,680 bilhões já ouviram falar ou conhecem um pouco, mas não são cristãos.

Entre os cristãos
 A Igreja Católica totaliza 1,160 bilhão de fiéis, de acordo com este estudo, ganhando mais 34 mil por dia.
 As igrejas protestantes (incluindo os anglicanos) totalizam 1,125 bilhão de fiéis no mundo.
 O total de pentecostais é 612 milhões, crescendo 37 mil por dia.
 Os protestantes “tradicionais” são 426 milhões, acrescendo 20.000 por dia.
 Os anglicanos, principalmente da África e Ásia, totalizam 87 milhões, com mais 3 mil se unindo a eles a cada dia.

 Finalmente, a igrejas ortodoxas possuem 271 milhões de seguidores, ganhando apenas 5 mil por dia.

 O estudo entende que as “seitas cristãs” (Testemunhas de Jeová, mórmons, grupos que duvidam da Trindade ou da divindade de Jesus, etc …) são apenas 35 milhões, crescendo a uma taxa de 2 mil por dia.

Mais Dados
 É preciso entender que a maneira mais fácil de fazer um grupo crescer é pelo nascimento. Quanto mais filhos, mais fácil é de ajudar a sua tradição religiosa. Outra forma é a conversão. Mesmo sendo menos fácil de contabilizar, especialmente onde são proibidas, ocorre aos milhões a cada ano. A situação mais comum é um cônjuge aderir à religião do outro.
 Outro dado curioso é que em 2011, estima-se que são colocadas mais de 71 milhões de Bíblias (em suas diversas versões) no mundo a cada ano. Calcula-se que existe hoje 1.740 bilhão de Bíblias disponíveis no planeta, muitas delas de forma clandestina.

Fonte: Gospel Prime com informações de Protestante Digital

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ataque a igreja na Somália mata duas pessoas e fere três


Supostos extremistas islâmicos na Somália, da milícia Al Shabaab, lançaram uma granada dentro da casa de um guarda da Igreja Pentecostal da África Oriental (EAPC) na noite de sábado, dia 5 de novembro. O ataque matou uma menina de oito anos de idade e outro membro da igreja.

 A menina de 8 anos de idade, Winnie Mwenda Mutinda, e um jovem membro da igreja, John Kikavu, de 25 anos, morreram instantaneamente. A criança era a filha caçula de Patrick Mutinda, membro da igreja e também segurança do templo.

 Outras três pessoas ficaram feridas depois da explosão. O filho do vigia, Samuel Mutinda, de 12 anos, sofreu queimaduras no peito e na perna, e seu irmão de 10 anos, Peter Mutinda, sofreu queimaduras na mão e na perna. A avó dos garotos também foi atingida pela explosão e passará por uma cirurgia.

 Os três membros feridos da família foram inicialmente levados para a casa do pastor da igreja, antes de serem levados para o hospital, em Garissa. “Os três cristãos feridos estão em condição estável e recebendo tratamento”, disse o pastor. “Espero que eles sejam liberados o quanto antes.”

Muçulmanos têm tentado restringir a ação das igrejas em Garissa de diversas maneiras. Os cristãos não têm permissão de orar, cantar ou usar instrumentos durante os cultos domésticos que são realizados em casa alugadas por muçulmanos.

 Além disso, nenhum ensino religioso que ensine aos alunos sobre a doutrina cristã é permitido, nem mesmo nas escolas cristãs.

 Garissa tem mais de 15 denominações cristãs, sendo as principais a EAPC, a Igreja do Evangelho da Redenção, a Igreja Anglicana, a Igreja do Evangelho Pleno do Quênia, além de igrejas domésticas, igrejas cristãs africanas e escolas.

 Fonte: Portas Abertas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Três cristãos são mortos em ataques de muçulmanos na Nigéria


Tudo aconteceu um pouco antes das dez horas da noite, quando o som de disparos de arma interrompeu o culto sereno da Igreja Católica de St. Joseph, perto de Zonkwa, estado de Kaduna. Quando o caos terminou, descobriram que 2 mulheres estavam mortas e 12 pessoas, feridas.

 O ataque de uma gangue de extremistas muçulmanos a uma aldeia em Tabaka, na quinta-feira (3 de novembro), destruiu a paz que por muito tempo os cristãos tinham por lá. Na noite seguinte, quase no mesmo horário, a quadrilha invadiu outra comunidade cristã em Zonkwa, matando um cristão e ferindo outro.

 Enquanto o grupo extremista islâmico Boko Haram tem sido responsável por diversos ataques, que mataram pelo menos 150 pessoas em Borno, no nordeste da Nigéria e em outros estados, o ataque contra os cristãos em Zonkwa parece ter vindo de outro grupo extremista islâmico do país.

 As duas mulheres mortas foram Justina Zugwai Isaac, 28 anos, e Hassana Luka, 39 anos. As duas frequentavam uma igreja católica. O seminarista Emmanuel Mallam, que estava liderando o louvor, disse que foi um milagre apenas as duas mulheres terem sido mortas.

 Sem saber que os criminosos estavam escondidos em arbustos próximos ao templo, as duas mulheres estavam fora do prédio quando foram baleadas, disse Mallam. Ele havia pedido ao líder da paróquia, Júlio Jacob, para fazer as observações finais, quando o tiroteio começou.

 Mallam disse que a igreja suspendeu as reuniões do domingo de manhã e da noite, com medo de outros ataques. “Parece que não há governo na Nigéria”, disse ele. “O governo não é capaz de parar com esta carnificina?”

Ishaku Luka,chefe da aldeia de Tbaka, disse à Compass que o povo da região vivia em paz e tranquilidade, e nunca houve qualquer conflito com os muçulmanos da área.

 O outro cristão assassinado pelos extremistas é Hassan Peter, que foi baleado na cabeça e morreu instantaneamente. Seu irmão, Sunday Bayil, também foi atingido nas pernas. Eles foram baleados enquanto estavam conversando na frente da casa de um amigo.

Fonte: Portas Abertas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cristãos ficam temerosos após sofrer ataque na Malásia





Após mais uma invasão de um culto da igreja, em que alguns muçulmanos estavam presentes, os líderes cristãos da Malásia receberam a notícia de que um sultão do país disse que nem os oficiais do Estado que invadiram o local, nem os cristãos seriam processados.

 Muitos moradores locais, no entanto, continuaram a expressar preocupação com o ataque que ocorreu no dia 3 de agosto, realizado pelos oficiais do Departamento de Religião Islâmica de Selangor (JAIS).

 O sultão do estado de Selangor, Sharafuddin Idris Shah, emitiu uma declaração no dia 11 de outubro dizendo que os oficiais religiosos muçulmanos não violaram nenhuma lei do Estado, ao invadir a Igreja Metodista em Damansara Utama (DUMC).

 Os líderes cristãos aceitaram a decisão do sultão, pois trará paz para a tensão religiosa que existe no país. Mas o Dr. Ng Kam Weng, diretor do Centro de Pesquisa Kairós, disse que as autoridades muçulmanas do país não podem interferir na liberdade da igreja.

 Além disso, Dr. Kam disse que as liberdades civis fundamentais e as disposições do Código Penal do país são consistentes. Na Malásia existem dois conjuntos de leis – as leis civis governam todos os cidadãos e as leis islâmicas se aplicam aos muçulmanos em questão de religião, família, propriedade e herança.

 No ataque, cerca de 30 oficiais da JAIS invadiram uma reunião no prédio da DUMC, sem nenhum mandado de busca e apreensão. As pessoas que estavam presentes na reunião eram voluntários, líderes de partidos e membros da comunidade.

 O sultão baseou sua decisão em investigações realizadas pelo JAIS, em que havia acusações de que houve “tentativas de subverter a fé e a crença dos muçulmanos”, embora não existam provas suficientes para que essas acusações sejam consideradas reais.

 Em um país onde propagar o cristianismo é proibido, o bispo Paul Tan Chee Ing questionou a acusação de que a reunião da igreja foi utilizada para converter os muçulmanos, como o sultão havia determinado como acusação.

 Na Malásia, o sultão é o chefe dos assuntos islâmicos do estado. De acordo com as leis locais, a evangelização de muçulmanos é um delito passível de multa ou prisão. Os muçulmanos que se convertem também enfrentam todo tipo de dificuldade, incluindo ser colocados em centros de reabilitação.


Fonte: CPAD News

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cantora evangélica sai do coma e lança livro e filme


A cantora evangélica Bianca Toledo, de 32 anos, conta sua luta pela vida em "A história de um milagre", que também se tornará documentário em dezembro. O livro autobiográfico conta sua a trajetória de luta e vitória após ficar em coma por 52 dias.

No dia 11 de outubro de 2010, a cantora, que venceu o quadro "Usina de talentos" do "Programa Raul Gil" em 2002, deu entrada na Perinatal, de Laranjeiras (RJ), para dar à luz José Vittorio. Lá descobriu que não era sua bolsa, mas seu intestino que havia rompido, e estava com uma infecção generalizada. O bebê nasceu, foi para casa, mas ela permaneceu 52 dias em estado de coma.

— Minhas últimas lembranças são do obstetra dizendo: "Mãe, o seu bebê vai nascer hoje!". Quando estava em coma, tive uma série de sonhos, e quando acordei, descobri que foram situações que aconteceram. Lembro das músicas que colocaram para tocar no CTI, que profetizavam liberdade. Eu sonhava que estava presa, amarrada, mas ouvia vozes e me soltavam — relembra ela, que passou por dez cirurgias no estômago e no pulmão, 300 transfusões de sangue, hemodiálise e duas paradas cardíacas.

“As pessoas não precisam ir para um leito de CTI para dar valor à vida. É uma situação terrível, mas profundamente transformadora”, declara Bianca.

“Tive que aprender de novo a andar. Tomei meu primeiro suco no dia em que meu filho provou a primeira papinha — lembra ela, que só pôde conhecer seu neném quando voltou para casa: — No início, eu movimentava apenas os olhos, até ter alta e sair numa cadeira de rodas. Mas ainda estava numa quarentena e ninguém podia tocar em mim. Mas assim que José Vittorio me viu, sorriu. Mesmo sem poder mexer nele, meu filho sabia quem eu era.

 Por ter superado tantas adversidades, Bianca se sente com a missão de relatar o que viveu. Frequentadora da Igreja Batista Central da Barra, que promoveu uma campanha de oração nacional por sua recuperação, a cantora também vai gravar um CD de louvor.

— Não conseguia respirar sozinha. Sou a prova viva de que Deus existe!

 Mais informações no site www.biancatoledo.com.br.

Fonte: Extra.com/Redação CPADNews

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Trinta e quatro cristãos coptas podem enfrentar julgamentos no Egito


O mesmo exército que matou 28 cristãos no dia 9 de outubro está investigando e decidindo se deve ou não libertar 34 cristãos coptas que foram presos em confrontos, incluindo adolescentes menores de 16 anos e algumas pessoas que ficaram feridas.

 Outros estão sendo liberados desde 30 de outubro. Todos estão desnutridos e sem cuidados médicos.

 Segundo o porta-voz da Igreja Católica Egípcia, Padre Rafic Greinche, , qualquer julgamento seria um absurdo. “Os militantes não podem ir para a corte de julgamento, especialmente porque eles são partes importantes neste caso.”

O clérigo explica que, com as eleições em 26 de novembro, os militantes vão abandonar o poder e aceitar o veredito dos eleitores.

 Alguns muçulmanos também foram presos após as manifestações. Laila Soueif, professora universitária e mãe do ativista Alaa Abd El Fattah, decidiu entrar em greve de fome nesse domingo para protestar contra a detenção de seu filho.

 Em um blog feito fora da prisão, El Fattah escreveu que recebeu uma proposta de seus interrogadores para ser libertado. Ele seria liberto se não criticasse o marechal Mohammed Hussein Tantawy, chefe do conselho de milícias.

“Foi uma pequena concessão, que eu rejeitei. Como eu poderia encarar minha família se aceitasse?”, escreveu ele.

 Em 9 de outubro, milhares de cristãos coptas se manifestaram em frente do prédio da TV estatal Maspero, exigindo justiça no caso de uma igreja que havia sido incendiada em Aswan.

 No protesto, pistoleiros desconhecidos começaram a atirar, logo após o início da marcha, fazendo com que os militares reagissem. Algumas testemunhas disseram que os soldados atiraram deliberadamente contra os manifestantes. O saldo final foi de 27 mortos e 200 feridos.

 As Forças Armadas Egípcias continuam a negar qualquer responsabilidade pelo incidente, culpando os grupos extremistas de se infiltrarem na manifestação. Eles também acusam os líderes do protesto de incitar a multidão contra as forças de segurança.

Fonte: Portas Abertas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caverna na França pode ser ´prova´ da existência da Arca de Noé


Imagens de animais em situações “não naturais”, onde carnívoros e herbívoros andam lado a lado e todos parecem hipnotizados. Seria essas pinturas encontradas em uma caverna na França o relato mais antigo e definitivo sobre a Arca de Noé descrita na Bíblia?

 As cavernas de Chauvet, chamadas de “cavernas dos sonhos esquecidos” foram descobertas em 1994.  Alguns estudiosos acreditam que as pinturas rupestres têm mais de 20 mil anos.

 Os animais são mostrados saindo de um lugar retangular, ligeiramente inclinado e escuro como breu. Segundo os relatos do Livro de Gênesis capítulo 6, a Arca de Noé era retangular coberta por uma camada de piche (ou breu) que servia como isolante.

 A caverna tem vista para a Pont d’Arc (ponte do arco-íris), a ponte natural mais alta da Europa. Deus fez um pacto de nunca mais inundar a terra que foi confirmado por um “arco-íris” em Gênesis 9.13.  Dentro da caverna existe uma espécie de altar sacrificial, e a Bíblia fala que uma das primeiras coisas que Noé fez foi erguer um altar e sacrificar animais a Deus (Gn 8.20).

 Cientistas que tiveram acesso às cavernas dizem se tratar de uma cena de caça, mas é improvável, pois se vê um rinoceronte (herbívoro) atrás de leões. As dificuldades de explicar as cenas desse imenso mural fizeram com que eles o dividissem em três grandes temas: “Painel do rinoceronte”; “painel do cavalo ‘ e ‘painel dos leões”.

Os desenhos nas paredes mostram 13 variedades de animais, alguns deles inclusive já estão extintos. O que intriga os pesquisadores é como algum homem primitivo que fez os desenhos pudesse conhecer tantos animais diferentes, que não eram encontrados naquela região.  Acredita-se que os desenhos só foram conservados porque a entrada da caverna foi fechada por um desmoronamento e ficou milênios selada, sem ligação com o mundo exterior.

 As cavernas de Chauvet possuem uma variedade de ossos de animais, incluindo dois esqueletos de cavalos, e muitos de ursos, mas não foram encontrados ossos humanos. Noé também plantou uma vinha (Gn 9.20) e ainda hoje há um belo vinhedo em frente à caverna.

 Os mais céticos dirão que existe uma explicação razoável para todos esses fatos. Mas o mistério continua. O relato bíblico aponta que a arca desceu no monte Ararate, atual Turquia, bem longe da França.

 Mesmo que sejam apenas coincidências, com o relato bíblico, depois de terem encontrado a caverna, o governo francês fechou o acesso, permitindo apenas que um pequeno número de cientistas entrasse lá regularmente.

 Ainda há muito para ser dito sobre essa que é a mais antiga “galeria de arte” conhecida. O cineasta Werner Herzog fez um documentário sobre o lugar chamado “Caverna dos Sonhos esquecidos” que mostra parte da caverna e de sua história.

 Boa parte dessa nova discussão sobre as imagens encontradas na caverna e sua ligação com o relato do Antigo Testamento devem-se ao lançamento recente do livro “God´s Steed” que aborda o assunto. A questão também foi tratada na edição de novembro da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, onde um artigo sobre a análise do DNA das tintas usadas na arte rupestre confirmam a datação de mais de 25 mil anos.

Fonte: Gospel Prime

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ex-desenhista da Disney largou tudo


“Deus é um artista cheio de imaginação e de criatividade”, disse o veterano animador, Davy Liu, que agora é produtor de filmes independentes, além de ilustrador e diretor de arte. ”Os melhores artistas e músicos da história criaram as suas melhores obras para Deus, que merece o nosso melhor”.

Profissional experiente, trabalhou para a Disney em desenhos como “A Bela e a Fera”, “Aladdin”, “Mulan” e “O Rei Leão”. Também fez trabalhos para George Lucas e o departamento de animação da Warner Bros. Suas ilustrações marcaram as páginas de várias revistas e jornais.

 Em uma entrevista recente, Liu disse que abandonou seu emprego de salário milionário como animador em Hollywood, a fim de realizar um sonho. Agora está produzindo uma série de 12 animações que espalham a mensagem do evangelho. Com confiança, persistência, sonho e paixão, Liu está determinado a oferecer o seu melhor para Deus.

 Aos 19 anos, Liu tornou-se o primeiro animador chinês da Disney, onde aprendeu quase tudo que sabe. Quando estava trabalhando em “O Rei Leão” teve a vontade de criar uma série de filmes de animação com temas bíblicos. Ele explica que a trama de “O Rei Leão” é parcialmente inspirada na história de José, relatada na Bíblia.

 Assim como José, Simba, o filho de Mufasa, deveria se tornar uma pessoa poderosa, mas deixou seu reino e foi para um lugar distante até que resgata sua identidade para poder assumir o trono. O filme da Disney mostra o pequeno Simba em busca de sua própria identidade até chegar à maturidade necessária para ser rei.

 Com a inspiração de “O Rei Leão”, Liu decidiu que filmaria uma série de animações de histórias da Bíblia numa perspectiva diferente: a dos animais. Em 1999, aos 30 anos, renunciou o seu trabalho na Disney no auge de sua carreira. Ele começou do zero, assumindo responsabilidades por todos os detalhes do seu projeto, inclusive escrever roteiros, desenhar os cenários e criar personagens.

 O artista já tem vários de seus scripts prontos, que devem virar filmes com cerca de 90 minutos de duração. Alguns deles já foram publicados em formato de livro: “Leaf Giant”, “Peixe Fire”, “Convidado da Jordânia”, e “A Festa da Royal.”.

Liu estima que cerca de 50 milhões de dólares serão necessários para a produção de todas as animações. Devido a sua complexidade, cada uma deve demorar cerca de dois anos para ser terminada. Mas Liu ainda não encontrou investidores que entendam sua proposta, que não é simplesmente ganhar dinheiro com o cinema.

“Folha Gigante”, por exemplo, é a história da Arca de Noé visto através da perspectiva de alguns dos animais que entraram nela. “Peixes de fogo” é a história de Moisés cruzando o Mar Vermelho contada pelos peixes, “Convidado da Jordânia” é a história da crucificação de Jesus vista pelo burrinho que o carregou. “O Banquete Real” é a história de Daniel contada pelos leões.

“Recebi as inspirações para essas histórias enquanto fazia meu devocional”, lembra. Por exemplo, quando li Gênesis 6, fiquei muito curioso para saber como Deus chamou todos os animais para entrar na arca?

“Folha Gigante” conta a história de Kendu, uma raposa que se viu durante um sonho boiando em uma folha gigante em meio a muita água. Ao acordar, ela inicia uma jornada para chegar a esse refúgio e encontra um macaco chamado Yitzhak e uma coala chamada Odelia. Ao chegar à arca eles encontram alimento em abundancia e descobrem seus pares estavam lá esperando por eles.

“Quando eu era pequeno, pensava que Jesus era como um animal que comia um décimo de tudo que tinha. A maioria das pessoas têm ideias erradas sobre Jesus e não entendem a cultura dos tempos da Bíblia. No entanto, quando as histórias da Bíblia forem mostradas no cinema, o público vai se perguntar onde está o refúgio de suas vidas?

 Parece algo complexo demais para uma criança? “A verdade é que adultos também gostam de assistir animações. As crianças nem sempre entendem a mensagem escondida, mas seus pais sim”. Ele lembra que sucessos de bilheteria recentes como “Toy Story 3″ e “Up – Altas Aventuras”, da Pixar, tinham mensagens positivas e comoventes..

 Desde que Liu deixou Hollywood para seguir o chamado de Deus em sua vida, já experimentou a desaprovação de sua família e grandes pressões financeiras. Mas ele não desiste, pois acredita firmemente que nada é mais importante do que ganhar vidas para o Senhor. Ele criou a produtora Kendu filmes e explica. “Quando eu trabalhava na Disney, pensava comigo mesmo por que os filmes e obras de arte produzidas por cristãos muitas vezes são feitos com orçamentos baixos ou são pouco atraentes? Eu perguntei isso a Deus em oração. O Senhor me disse que é porque bons artistas deram o seu melhor para o mundo.”

Foi então que Liu decidiu dedicar-se ao trabalho para o reino de Deus. ”Decidi me dedicar no momento em que ainda estava jovem e saudável para fazer a obra de Deus. Deus merece o melhor. Eu não quero esperar até a aposentadoria aos 65 anos antes de fazer isso, quero dar o meu melhor para Deus.”
Apesar de ainda não ter conseguido os investidos necessários para fazer todas suas animações, Liu acredita profundamente que Deus o chamou para fazer isso e é apenas uma questão de tempo. ”Mesmo que eu morra amanhã, não vou me arrepender. A vida presente é muito curta. Espero usar meu talento para glorificar a Deus e ajuntar tesouros no céu “.

Ele já está na fase de pré-produção de “A Folha Gigante”, que deve chegar aos cinemas em 2013 no formato 3D.
Mais informações kendufilms.com

Fonte: Gospel Prime/ Gospel Herald e Kendu Films

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ex-seminaristas católicos são batizados em Moçambique


Eles tiveram contato com a mensagem de Cristo através da Internet, no site de uma missão de evangelização. Ex-seminaristas católicos são batizados em Moçambique.

Formácio e Anacleto são dois irmãos em Cristo que estavam no último ano do Seminário Menor, em Maputo/Moçambique, e se converteram a Cristo. Este seminário é voltado para a formação de padres.

O fascinante da história foi a maneira como os dois irmão tiveram contato com a mensagem de Cristo. O primeiro irmão, Formácio, estava navegando na internet, sem muita habilidade ainda, quando viu algo sobre Jesus na sua tela, resolveu clicar e entrou no site de uma missão de evangelização pela internet (Global Media Outrech).

Formácio escreveu um e-mail para aquela missão, que foi encaminhado para a irmã Rosa Luiza, da Primeira Igreja Batista de Campinas/SP, voluntária da instituição. Ela iniciou os primeiros contatos com Formácio.

Enquanto Formácio se correspondia com a irmã Rosa, seu amigo, que naquele tempo não era tão amigo, observava curioso. Desejoso de saber a respeito, começou também a se corresponder com ela. Depois de muitas perguntas, tudo por e-mail, eles aceitaram o Cristo que os evangelhos apresentam.

A irmã Rosa Luiza procurou por missionários que estvissem em Moçambique e enviou e-mail para o casal da Junta de Missões Mundiais, pastor Edvaldo e Adriana Marcolino, que trabalham em Maputo. Eles fizeram os primeiros contatos e os dois novos irmãos em Cristo foram a uma igreja evangélica pela primeira vez.

Eles estavam mesmo decididos a seguir o Evangelho, mas como ainda estavam no seminário católico, tinham que dar explicação sobre as saídas aos domingos. Veio então a difícil decisão de deixarem o seminário, uma vez que não fazia mais sentido estar ali.

Eles decidiram voltar para Nampula, sua terra natal. Novamente a irmã brasileira procurou novos contatos para apoio aos irmãos e me enviou e-mail. Naquela época, estávamos no Brasil para férias e promoção e enviamos o endereço do pastor Tomé Charles, pastor moçambicano da Primeira Igreja de Nampula. Ele fez contato com Formácio e Anacleto e os levou à igreja. Os dois rapazes começaram a frequentar a igreja de Nampula e se prepararem para o batismo.

Chegado o dia do batismo, depois de passarem pela classe de doutrinamento, eles disseram às voluntárias, que naquele tempo já eram duas, irmã Rosa Luiza e irmã Mércia, que precisavam de seu apoio. Elas muito se alegraram com a notícia e viajaram de Campinas para Nampula para presenciar, no dia 30 de outubro, o batismo dos novos irmãos em Cristo.

Os novos irmãos tem tido muita alegria com a nova família em Cristo. “Temos trabalhado com eles para reorientação da sua vocação. Cremos que poderão ser uma grande força para a obra em Moçambique, que tem um grande déficit de líderes”, afirma o pastor.

Fonte: Junta de Missões Mundiais/Redação CPADNews

Pesquisa mostra efeitos da fé na saúde física e mental de homens e mulheres


Foram analisadas 168 pessoas com diferentes doenças. Pesquisa mostra efeitos da fé na saúde física e mental de homens e mulheres.

Um estudo publicado na revista Journal of Religion, Disability & Health aponta que a espiritualidade pode melhorar a saúde tanto de homens quanto de mulheres, mas ter uma religião pode afetar os gêneros de maneira diferente.

Cultivar a espiritualidade traz benefícios para a saúde mental das mulheres, já para os homens, a melhora pode ser constatada também no nível físico, segundo o UOL Ciência e Saúde.

A descoberta reafirma que o fato de se possuir uma crença espiritual e realizar preces e orações pode ajudar a lidar com as consequências negativas de uma doença, fato que já havia sido demonstrado por outros estudos.

Stephanie Reid-Arndt, pesquisadora da Universidade de Missouri analisou o papel de cada gênero na hora de usar a espiritualidade ou religião para lidar com doenças e deficiências tais como AVC, leucemia e lesões cerebrais.

Ao todo foram 168 pessoas com determinadas doenças pesquisadas. As idades eram a partir de 18 anos.

Da amostra pesquisada, 61 tinham danos cerebrais, 32 eram vítimas de derrame, 25 apresentavam danos na medula e 25 tinham câncer. Outras 25 pessoas que também foram analisadas eram familiares que estavam fazendo exames de rotina com o médico.

Foram analisados o nível de espiritualidade dos participantes, bem com seu grau de saúde mental e física por meio de um questionário.

Nas mulheres foi constatado que a saúde mental teve uma melhora quando praticados rituais diários como o perdão e o uso de outros princípios e costumes religiosos para resolver problemas. O fato de acreditar, confiar e amar a Deus foi considerado como fator positivo para a saúde física e mental, segundo os pesquisadores.

Já o gênero masculino se beneficia principalmente do suporte social que encontram em grupos religiosos, incluindo congregações, visitas espirituais e assistenciais.

Fonte: The Christian Post

Massacre de cristãos tira credibilidade do governo do Egito


Exército egípcio matou 27 pessoas – incluindo pelo menos 23 cristãos – que protestavam contra a queima de uma igreja. Massacre de cristãos tira credibilidade do governo do Egito.

Os ativistas, junto com os membros das igrejas do Egito disseram que os ataques e a negação de que não ocorreu nenhum delito pelo Conselho Superior das Forças Armadas (SCAF) tirou toda a credibilidade que o exército tinha entre os cristãos, os muçulmanos moderados e os “secularistas”.

Em vez de assumir a responsabilidade pelas mortes dos civis, os militares, que não foram identificados, culparam os próprios civis chamando-os de “inimigos da nação”. Wagih Jacoub, um ativista copta de direitos humanos, foi ferido durante o ataque e estava enfurecido com a negação dos soldados: “Eles são mentirosos”, disse ele.

Jacoub disse que na noite do protesto “o inferno estava sobre a Terra”. Ele disse que estava caminhando com os manifestantes quando foi atingido pelas balas do que ele descreveu como uma espingarda caseira.

“De repente, eu estava sangrando. Minha cabeça estava toda ensangüentada”, disse ele. Jacoub contou também que ele teve num corte na parte superior da cabeça com uma faca que fez com que ele caísse no chão e perdesse a consciência.

Depois de ter seus ferimentos tratados, Jacoub vagou pelos corredores do hospital e ficou em estado de horror e descrença no que via. Corpos de pessoas que estava nos protestos chegavam junto com parentes e familiares chorando e gritando.

Fonte: Portas Abertas

Estimular a fé em crianças pode trazer benefícios, dizem especialistas


É importante lembrar que a religião oferece bases sólidas para a educação das crianças
Estimular a fé em crianças pode trazer benefícios, dizem especialistas

A sociedade moderna tem se afastado cada vez mais da religião, fazendo com que o tema ganhe menos espaço nas famílias que hoje ou não seguem nenhuma fé ou mesclam várias teorias dentro de uma mesma casa. O distanciamento e o sincretismo estão refletindo entre as crianças que cada vez mais estão distantes da fé.

O que muitos pais se esquecem é que a religião ajuda as crianças e assimilarem questionamentos importantes para vida. E não é só isso, segundo filósofos e professores de teologia, o ensino religioso faz com que a crianças tenham mais autoestima e esperança.

De acordo com dados de uma reportagem da revista Cláudia (edição nº11 ano 50) os hábitos religiosos que eram passados de pais para filhos não são mais levados a diante já que ter uma religião não tem o mesmo significado de respeito como acontecia a anos atrás.

O teólogo e coordenador da Escola Superior de Teologia da Universidade Mackenzie, em São Paulo, Rodrigo F. de Sousa, diz que hoje não existe a expectativa de ter uma religião para ser respeitado pela sociedade, fato esse “que liberta as pessoas para buscar uma filiação por interesse e convicção, e não simplesmente por convenção social”.

Mas por outro lado essa liberdade tem deixado de lado um importante ensinamento deixado por Salomão no livro de Provérbios que diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Prov. 22:06).

Pesquisas mundiais mostram que cada vez mais os jovens entendem que podem crescer espiritualmente sem ter religião, fato demonstrado por um estudo feito nos Estados Unidos que entrevistou 3.290 jovens, de 13 a 17 anos. Destes, 75% dizem que não precisam ter religião para crescerem espiritualmente.

No Brasil não há pesquisas relacionadas a isso, mas o filósofo e professor titular do departamento de Teologia e Ciências da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o doutor Mario Sergio Cortella, exemplifica como esse problema acontece em nosso país: “O pai é ateu, a mãe é espírita, os avós são evangélicos e os netos serão o que quiserem”.

Cortella diz para a reportagem de Cláudia que é indispensável criar os filhos com noções de espiritualidade. “É importante, sim. Ela nos dá a sensação de pertencermos a algo maior, ao magnífico mistério da humanidade que não se restringe à matéria, ao concreto”, diz.

O filósofo também fala dos benefícios desse ensinamento. “Isso traz autoestima para a criança, faz com que se sinta elevada, incentivando-a a reverenciar a vida – a dela e a dos outros -, os valores humanos e a beleza da natureza. Também traz noções de esperança, que combatem o desespero”.

Dora Incontri, pós-doutora em educação pela Universidade de São Paulo e organizadora do livro Educação e Espiritualidade – Interfaces e Perspectivas (Ed. Comenius) também opinou sobre o tema dizendo que a religião “confere sentido à existência, auxilia no equilíbrio interno e traz apoio diante do sofrimento e da morte”.

Fonte: Gospelprime com informações Revista Cláudia

Começou o Congresso da UMADJO


Já iniciou o 40º Congresso Geral da UMADJO no templo central da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville (IEADJO).

Na abertura do evento, estiveram presentes os cantores convidados André e Felipe de Joinville/SC, a dupla visitante de Caçador/SC, Elton e Daniel, bem como, dos naipes de metais da OFIEADJO e Banda Menos 1 do Adhemar Garcia.

O presidente da IEADJO, pastor Sérgio Melfior, deu por aberto o Congresso da UMADJO, “queremos agradecer a Deus pelo trabalho dos jovens em nossa cidade, as cavaranas que estarão conosco participando deste evento, os que estão trabalhando, equipes, convidados e visitantes, todos são bem vindos, agradecemos ao coordenador geral da UMADJO, pastor Roberto Silva, pelo seu empenho e ao pastor Natanael Melo, coordenador estadual da UMADESCP, pelo seu apoio”, disse o pastor Sérgio Melfior.

A banda Menos 1 levou os jovens presentes a adoração com belas canções que enaltecem a glória e a força de Deus.

O preletor convidado para a noite, pastor Nilson Gomes, leu Gl 2.20, “o nosso jeito de viver, precisa ser semelhante, tem que estar pautado, fincado na mesma maneira como viveu Cristo”, pregou aos presentes.

As fotos em alta resolução você encontra neste link, https://picasaweb.google.com/umadescp/CongressoDaUMADESCPSexta

Posse e despedida Ana Julia


Aconteceu no dia 10 de novembro na Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Ana Julia no distrito 19, Jardim Edilene.

A Igreja era dirigida pelo Pb Valdeci Pereira que trabalhou durante 2 anos. Neste período, segundo o Pb Luiz Evandro, dirigente da AD Morro do Amaral, o trabalho seguiu em pleno crescimento, provando "o excelente trabalho do nosso amigo", disse aos presentes.

Os departamentos prestaram sua homenagem ao obreiro que deixa a Igreja.

O Pb Valfrido Vieira, segundo dirigente da Igreja, disse que no período que esteve congregando no Ana Julia, "foi 1 ano de 7 meses de felicidades para mim, foi um ano de grande crescimento aqui no Ana Julia, deixo um versículo Hb 6.10, o importante é fazermos a Obra de Deus", disse aos presentes.

O pastor Márcio Batista leu Hb 6.10 e disse aos presentes que o que fazem a Obra de Deus devem glorificar o Pai.

O pastor Luiz Carlos Severo leu 3 Jo 1.1 e 2 para o Pb Valdeci Pereira e sua esposa Milca, "continue nessa força, não pare, somos uma família e tudo isso aqui acontece para o crescimento da Obra do Senhor", disse aos presentes o pastor Luiz Severo.

E leu para o pastor Genésio Rioski o texto em Js 1.16, "nós, voces, estamos seguindo o Senhor Jesus, e irmão, voce pode contar com este povo", disse a Igreja e ao pastor Genésio.

O Pb Valdeci agradeceu o carinho da Igreja, "mais aprendemos do que ensinamos com a Igreja, o crescimento de 30% é porque o Senhor Jesus abençoou", disse o Pb Valdeci. E leu Fp 4.4ss., "Deus abençoe os irmãos".

O pastor Genésio Rioski disse "estou aqui com tremor e temor assumindo esta Obra, louvo a Deus por esta oportunidade, o meu lema será unidade e trabalho, será continuar este trabalho", disse a Igreja. Leu o texto de Ef 4.11 com os presentes.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seminário de Gestão de Instituições Religiosas e Igrejas


Aconteceu no dia 25 de outubro no Templo Central da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville (IEADJO) o Seminário de Gestão de Instituições Religiosas e Igrejas.

O evento foi organizado pela Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP) e realizado pela IEADJO.

A CIADESCP, preocupada com as novas legislações e normas contábeis, convidou os pastores presidentes de todo estado, bem como as pessoas atuantes na área contábil, financeira e jurídica das Igrejas, para participar do curso “Gestão de Entidades Religiosas e Igrejas”.

Os palestrantes convidados foram: Dr. Sérgio R. Monello (Advogado, Contabilista, Professor) e Marcelo Monello (Contador, Professor e Engenheiro), vindos de São Paulo/SP que abordaram os temas: Organização Jurídica das Igrejas e Organizações Religiosas; Organização administrativa, financeira e patrimonial; Imunidade e isenções; Contrato de trabalho nas Igrejas e Organizações religiosas; Contabilidade das Igrejas e Organizações Religiosas.

O seminário recebeu 290 inscritos e no total participaram mais de 350 pessoas. O anfitrião do evento e presidente da IEADJO, pastor Sérgio Melfior, agradeceu aos presentes, "queremos agradecer a diretoria da nossa convenção, presidentes de conselhos e os companheiros de ministério que fizeram-se presentes". Sobre os convidados, o pastor Melfior expressou o excelente debate, "nós tivemos o privilégio de receber aqui os palestrantes convidados Dr Sérgio Monello que há mais de 40 anos palestra sobre o assunto para instituições religiosas e legislação de igrejas e Dr Marcelo Monello que é engenheiro civil e advogado, proprietário também de um grande escritório de advocacia em São Paulo em torno de 50 funcionários", declarou o anfitrião.

O presidente da CIADESCP, Pr João Ceno Ohweiller, ficou feliz em acompanhar o trabalho, "ficamos felizes em receber no templo central da Assembléia de Deus de Joinville muitos pastores, contadores, advogados e gestores de todos estado de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, ouvindo as palestras concernente as orientações das leis", salientou o presidente.

Vindo de Boa Vista do estado de Roraima o pastor Isamar Ramalho, "a importância de seminários como este é de grande valia, dado que a maioria absoluta dos nossos ministros e obreiros não têm o conhecimento de nossa legislação, e muitas vezes erram por não serem advertidos como num seminário como este, acredito que hoje não perdemos tempo, antes, ganhamos muito tempo de nossa vida para administrar com mais cuidado e lisura as entradas financeiras de nossas igrejas. Parabéns a diretoria deste estado pelo excelente trabalho", agradeceu o pastor Isamar.

O responsável pelo departamento jurídico da CIADESCP e CEADESCP resumiu o seminário, "eles deram uma alancada futurística para a realidade que as nossas igrejas terão que se organizar, como também as que deveriam ter feito, caso ainda não fizeram. E isso veio corroborar o que há 10 anos estamos tentando introduzir na Convenção e Caixa e algumas igrejas que advogamos, conforme já vimos em um encontro com a CGADB, com isso se coadunando com as administrações anteriores que estão tendo com as responsabilidades civis e tributárias que as igrejas terão com seus líderes", concluiu.

Para o contador geral da Convenção Catarinense, "analisamos que as informações passadas para os presentes é de extrema importância, visto as alterações e mudanças da legislação e que a Igreja e as organizações religiosas, associações e entidades do Terceiro Setor precisam estar atentas e se adequar aquilo que a lei está encaminhando", declarou o pastor Eliel Batista.

Dos seminaristas presentes, muitos agradeceram o curso oferecido pela CIADESCP: "Tem sido uma benção participar deste seminário onde nós estamos tirando as nossas dúvidas com respeito a área jurídica da igreja e também contábil, e as vezes encontramos muitas dificuldades nas leis e na interpretação delas, e agora com este seminário podemos diluir todas as dúvidas", salientou o Presidente da IEAD Guaramirim/SC, José Almir Angewicz. "O mais completo possível, muito importante porque abrangeu todas as áreas, inclusive administrativa, contábil e jurídica. Aprendemos muito e foi de grande valia para todos nós", Pr Giovane do Rosário, tesoureiro da IEAD Florianópolis/SC.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Curso da APEC na AD Joinville


Estará acontecendo na Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville (IEADJO) o Seminário "Evangelizando Crianças dentro dos propósitos de Deus" nos dias 22 e 23 de Outubro de 2011.

Acompanhe a programação do evento:
Sábado: Dia 22/10/2011 das 14h às 17h – Templo Central da IEADJO
Domingo: Dia 23/10/2011 das 14 h às 16h45 – Templo Central da IEADJO
Domingo: Dia 23/10/2011 às 19h – Culto com participação das crianças da IEADJO, e a cooperação especial da Orquestra de cordas infantil “Pequenos Vencedores” de Jaraguá do Sul.

O palestrante convidado é o pastor Ronaldo Bauer, instrutor da APEC de Curitiba/PR.

Lembramos que o seminário é aberto a todas as denominações evangélicas da cidade ou onde houver interesse.

Nas palestras das 14h, será dirigida somente para obreiros, professores e líderes do Departamento Infantil, ou interessados a aprender como lidar com as crianças nos cultos infantis e Escola Bíblica Dominical.

Para participar do seminário, é necessário fazer a inscrição no valor de R$ 20,00, e neste valor está incluso o material didático do palestrante. Observação: A inscrição não inclui translado, alimentação e pernoite. Inscrições já podem ser efetuadas na secretaria do Templo Central da IEADJO com o Pr. Edmarcos Christen no horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira.

Texto: Pr. Edmarcos Christen e Pr. Márcio Batista
Foto: IEADBLU

Manifestantes espanhóis protestam em frente da embaixada do Irã a favor de Yousef Nadarkhani


Diplomatas iranianos não quiseram atender os representantes, mas um manifesto e um cartaz foram deixados na caixa de correios
Manifestantes espanhóis protestam em frente da embaixada do Irã a favor de Yousef Nadarkhani

Manifestantes se reuniram em frente a baixada do Irã na Espanha, para protestar contra a condenação do pastor Yousef Nadarkhani, sentenciado a morte por enforcamento por não negar sua fé em Jesus.

Cidadãos ligados à HazteOir, uma entidade ligada à Igreja Católica, Jovens Batistas de Madri e outros evangélicos se juntaram com dezenas de espanhóis para exigir a libertação do pastor iraniano que pode ser executado a qualquer momento.

Os gritos de liberdade dos presentes se uniram a milhares de mensagens enviadas à embaixada do Irã na última semana, clamando pela vida desse cidadão que o único delito foi nascer muçulmano, mas professar outra fé.

Depois de lerem o manifesto preparado para a ocasião e fazerem uma revisão sobre a vida de Yousef e de sua família, representantes do evento tentaram ser atendidos pelos diplomatas iranianos, mas eles rejeitaram a reunião. O manifesto e um cartaz com o texto “Liberdade a Yousef Nadakhani” foram deixados na caixa de correio da Embaixada.

Fonte: Gospel Prime

Muçulmanos têm visões e sonhos de Jesus e se convertem ao cristianismo


Entre africanos muçulmanos, 42% dos novos crentes vem a Cristo através de visões e sonhos
Muçulmanos têm visões e sonhos de Jesus e se convertem ao cristianismo

Uma revista da Califórnia publicou recentemente os resultados de uma pesquisa com mais de 600 ex-muçulmanos, que agora seguem Jesus. “Embora os sonhos pareçam desempenhar um papel menor na conversão dos ocidentais, mais de um quarto dos entrevistados ex-muçulmanos enfaticamente confirmam que os sonhos e visões desempenharam um papel vital em sua conversão, e os ajudou em momentos difíceis”, o levantamento afirmou.

Outros têm encontrado o percentual mais elevado. Karel Sanders, um missionário na África do Sul, informou que entre africanos muçulmanos, “42% dos novos crentes vem a Cristo através de visões, sonhos, aparições angelicais e ouvir a voz de Deus.” De acordo com o site “Sexta-Feira Dawn Fax”, que se concentra em relatórios missionários de língua árabe, moderadores explicam experiências sobrenaturais, tais como sonhos, visões e curas através da oração em nome de Jesus. “Este é um tema quente em nossa região. Pessoas de todo o Oriente Médio nos chamam, dizendo como eles foram curados através da oração em nome de Jesus”, citam os missionários. “Ouvintes muçulmanos costumam nos falar sobre sonhos e visões de Jesus, querendo saber o que isso significa para eles.”

O mesmo é contado em “I Dared to call him Father (Me atrevi a chamá-lo de pai)”, um livro fascinante, escrito por uma rica mulher ex-muçulmana paquistanesa chamada Bilquis Sheikh, que veio a Cristo através de uma série de acontecimentos místicos – começando com a presença do mal, que ela sentia, e era ligado ao assassinato recente de um cristão perseguido.

“A estranha sensação espinhosa cresceu dentro de mim enquanto eu caminhava lentamente ao longo dos caminhos de cascalho do meu jardim”, ela escreveu em um livro que acaba de ser relançado. “Eu parei de andar e olhei em volta. Como eu me inclinei para agarrar as hastes verdes, algo passou por minha cabeça, eu me endireitei, atenta. Senti uma névoa… Um frio, úmido. Uma presença profana – tinha flutuado por mim. Claro que não havia nada lá fora. Estaria lá? Como que em resposta, eu senti uma presença, muito real e misteriosa e um toque em minha mão direita.”

Esta experiência levou a uma série de sonhos que – como tantos outros – culminou na conversão da mulher muçulmana.

A Bíblia está repleta de experiências de Deus com o homem através de sonhos. Abraão, José do Egito e José, o pai de Jesus são alguns exemplos.

Mas eles também são cruciais no nosso próprio tempo e, no caso da mulher rica, cujo marido tinha sido um general e ministro do Paquistão, eles formaram uma parte importante de sua conversão – se não o mais importante papel. Conforme ela explica neste livro bem escrito (que foi publicado pela primeira vez em 1978), ela havia sido criada na fé muçulmana, que acreditava que, embora Jesus tenha nascido de uma virgem, ele não era o Filho de Deus. Ainda assim, a mulher sentiu-se impulsionada para explorar a Bíblia – e é aí que tudo começou.

Em um sonho, relatou Sheikh, “eu me encontrei jantando com um homem que eu sabia ser Jesus. Ele veio me visitar na minha casa e ficou por dois dias. Ele sentou-se sobre a minha mesa e em paz e alegria jantamos juntos”.

“De repente, o sonho mudou. Agora eu estava no topo de uma montanha com outro homem, João Batista. Ele estava vestido com uma túnica e calçado com sandálias. Como foi que eu misteriosamente sabia seu nome, também? Eu encontrei-me contando a João Batista sobre as minhas visitas recentes com Jesus”. O sonho – peculiar – a levou à pergunta que todos poderiam saber responder (porque até aquele momento, Sheikh ainda não havia chegado ao trecho em que João Batista aparece na história) em sua leitura da Bíblia.

Ela se tornou uma cristã. Existem milhares de outros relatos de ex-muçulmanos. Os relatórios incluíram moradores em lugares como Marrocos.

“Um seguidor de Jesus da Guiné fala sobre uma pessoa de branco que lhe apareceu em sonho, chamando-o de braços abertos”, afirma a publicação da Califórnia.”Esse tipo de sonho, no qual Cristo aparece como uma figura de branco, é um padrão frequente na obra missionária entre os muçulmanos".

Os exemplos são numerosos. Um muçulmano da Malásia viu seus pais falecidos como convertidos aos cristianismo em um sonho, comemorando no céu. Jesus, com uma túnica branca, lhe disse: “Se você quiser vir a mim, vem!” Ele o fez.

Outro convertido, este novamente a partir do Oriente Médio, disse que ele estava deitado na cama com uma dor de cabeça muito forte. A figura branca com uma aparência maravilhosa, pacífica, apareceu e colocou as mãos sobre sua cabeça três vezes, e na manhã seguinte a dor de cabeça que era incurável até então, havia cessado.

Um homem do oeste da África viu um religioso muçulmano no inferno, e um pobre cristão, que não podia mesmo dar esmolas, no céu. A voz explicou que o ponto decisivo não foi a esmola, mas a fé em Jesus.

Enquanto isso, um trabalho missionário entre os Tausugs, das Filipinas, maior grupo muçulmano daquele país, relata que um número de muçulmanos fiéis “viu Jesus” em seus sonhos após o Ramadã (mês em que os muçulmanos praticam um ritual de jejum). Um homem sonhou com Jesus matando um dragão enorme em um duelo e no dia seguinte teve o mesmo sonho, o que o levou a conhecer o Evangelho.

Um membro do povoado Yakan, na Província Basilan sonhou que o Profeta Maomé não podia olhar para Jesus no olho. Quando ele disse a seu primo, um cristão, do sonho, seu primo lhe disse que o sonho significava que Jesus é maior do que Maomé.

Há histórias de guerra espiritual. Há relatos da Turquia. Há histórias de curas milagrosas. Há histórias do Iraque. Uma equipe que pertencem aos “Atletas em Ação”, um movimento de atletas missionários, relatou a partir de sua visita às repúblicas da Ásia Central do Turcomenistão e Quirguistão, que “uma das experiências mais interessantes da viagem foi ouvir um grande número de pessoas dizendo como eles tornaram-se cristãos”. Anteriormente, eles haviam sido ateus ou muçulmanos. Alguns contara como Deus havia falado com eles em sonhos. Outros disseram que tiveram dores de cabeça por dias depois de ouvir sobre Cristo. Logo que decidiram tornar-se cristãos, a dor de cabeça havia passado. Uma mulher disse que na noite em que ouviu falar de Jesus, nada aconteceu até que ela foi dormir. Enquanto ela dormia, ela teve um sonho terrível, no qual uma figura satânica disse a ela “Você nunca vai escapar de mim”, porém agora ela também se tornou uma cristã.

Existem inúmeros relatos de que muitos dos Berberes que vivem nas montanhas da Argélia estão vindo a Cristo através de sonhos e visões semelhantes, formando células e igrejas, em sua maioria subterrânea. Ahmed Ait Ben Youcef, um berbere nativo que atualmente vive no exterior, disse que encontrou Cristo no caminho que parece típico para berberes islâmicos anteriormente: “nós berberes sempre acreditamos em Deus, mas muitos o procuram à sua própria maneira, sob a pressão dos árabes islâmicos. Jovens ansiavam pelo caminho certo para nossas vidas e oravam a Deus para orientação. Um dos meus amigos morreu em um acidente de trânsito. Na noite seguinte, sonhei que ele, um outro amigo, e eu nos dirigíamos a uma cidade brilhante, rodeada por uma parede branca. Nesse sonho, meu amigo nos disse que agora ele vivia lá”.

Um muçulmano egípcio estava lendo os Evangelhos, e de acordo com mais um relatório ele tinha acabado de chegar a Lucas, Capítulo 3, quando um vento forte varreu a sala e uma voz disse: “Eu sou Jesus Cristo, a quem você odeia. Eu sou o Senhor que você está procurando.” Ele decidiu seguir a Jesus naquele dia.

Os relatórios são difundidos de tal forma que sites inteiros são dedicados a tais histórias – embora muitas vezes tomem o cuidado de manter o anonimato. Uma fonte bem informada, que por razões óbvias permanece não identificada, relata que um ex-islâmico “Imam” ou líder espiritual levou 3.000 muçulmanos para Jesus, tendo ele chegado a Cristo através de sonhos, em que um homem branco dizia-lhe para estudar a Bíblia. O método desse homem é simples: em uma conversa, ele diz aos outros: “você já viu um homem branco em seus sonhos recentemente? Se eles não tiverem visto, ele lhes diz: eu só estava me perguntando. Obrigado. Se responderem positivamente, ele continua perguntando se eles estão interessados em aprender quem este homem branco é. E quem não está interessado na identidade de uma pessoa misteriosa que aparece em seus sonhos? O ex-Imam, em seguida, mostra-lhes várias passagens da Bíblia em que um homem branco vestido é mencionado, explicando: “Isso é Jesus. Ele quer falar com você, porque Ele quer que você o siga”.

Muitos muçulmanos foram preparados para casos de encontros sobrenaturais, e aceitaram o convite. Algum tempo atrás, Bill Bright, diretor do “Campus Crusade”, escreveu que “estavam vivenciando um fenômeno surpreendente. Muçulmanos em particular estão tendo sonhos e visões confirmando a realidade de Cristo. Depois de um programa de rádio informaram que Jesus havia aparecido para muitos muçulmanos em um sonho e havia dito a eles: ‘Eu sou o caminho’. A estação de rádio recebeu milhares de cartas de muçulmanos no norte da África e do Oriente Médio, em que os ouvintes disseram que de repente tinham entendido sonhos anteriores. Eles, então, queriam mais informações sobre Jesus”.

Fonte: Gospel +/Redação CPADNews