terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Itália legisla contra perseguição cristã no mundo


A Câmara baixa do Parlamento italiano adotou uma resolução que censura a perseguição aos cristãos em alguns países.

O documento, aprovado na Câmara dos Deputados de forma unânime com 504 votos a favor e nove abstenções, exorta o primeiro ministro Silvio Berlusconi a “aplicar medidas políticas e econômicas para proteger a liberdade religiosa,” no primeiro mandato, a dos cristãos e outras minorias que são expostas à perseguições em alguns países.

Anotonio Mazzocchi, um dos promotores da moção, disse que “o fato de que o Parlamento votou de forma unânime em uma moção contra a intolerância religiosa é um forte sinal (...) de que a Itália não pensa em ficar calada.”

Queremos defender não somente uma cultura milenária que tem protagonizado nossa história e continua sendo guia ética para o Ocidente, mas também uma liberdade mais ampla e importante, a de crer, expressar e viver em um mundo em que a tolerância seja um valor fora de discussão,” disse, de acordo com a imprensa italiana.

Também em ações similares, o presidente da França, Nicolas Sarkozy condenou há uns dias o que se qualificou como “plano particularmente perverso de depuração religiosa no Oriente Médio” e enfatizou que tanto “no Iraque com no Egito, os cristãos do Oriente estão em sua casa.” O mandatário francês se refere aos recentes atentados contra uma Igreja copta em Alexandria e contra casas de cristãos em Bagdá.

Fonte: Christian Freedom / Missão Portas Abertas

Assassino de cristãos é condenado no Egito


Um homem acusado do assassinato de seis cristãos coptas e um policial muçulmano, em 6 de janeiro de 2010, ao final da cerimônia de Natal numa igreja em Nagaa Hamadi, no Alto Egito, foi condenado neste domingo (16) à pena de morte. Segundo o tribunal, a sentença dos dois cúmplices presumíveis, detidos pouco depois da matança, será anunciada no dia 20 de janeiro.

Os três homens são acusados de abrir fogo de um carro contra a multidão que deixava a reunião religiosa vespertina do Natal ortodoxo.

No final do ano, o país voltou a registrar ataques a cristãos coptos que vem aumentando a tensão religiosa. Um dos atentados matou 23 pessoas em frente a uma igreja ortodoxa copta em Alexandria, na noite de Ano Novo. No caso mais recente, na tarde da última terça-feira (11), um policial atirou em mulheres que não usavam véu dentro do vagão de um trem e assassinou o cristão copta Fathi Said Ebeid, de 71 anos.

No Egito, onde a religião é informação que consta de todos os documentos oficiais de qualquer cidadão, como carteira de identidade e passaporte, qualquer mudança pode ser fatal. Duas histórias de amor e conversão foram o estopim para a série de incidentes que começou com o atentado que matou 23 pessoas em frente a uma igreja ortodoxa copta em Alexandria, na noite de Ano Novo, e segue desde então.

Fonte: G1

Achada Bíblia de 340 anos, com apenas 40 cópias


Debra Court, uma professora do ensino secundário de Bonduel, no Wisconsin (EUA), descobriu uma Bíblia alemã de 340 anos num cofre da escola da Igreja luterana onde trabalha. A obra, de 1.500 páginas, é uma tradução do texto original de Martinho Lutero e foi impressa na Alemanha em 1670.

A descoberta foi feita há dois anos, altura em que a professora andava à procura de documentos antigos para mostrar aos seus alunos, mas Debra Court diz que não se apercebeu da raridade do documento – que julgava tratar-se apenas de um “livro velho”.

O pastor da congregação, Timothy Shoup, fotografou então a Bíblia e enviou as imagens para os estudiosos, que acabaram por identificar a obra, de que há apenas 40 cópias conhecidas no mundo inteiro.

Shoup confessou à Associated Press que não faz ideia de como o livro chegou até à sua congregação.

“Não sabemos porque a tínhamos no cofre – temos estado a perguntar a todos os membros mais antigos da congregação e a pessoas que estão em lares, mas ninguém se lembra.”

Fonte: Correio da Manhã / Gospel Prime