sábado, 31 de dezembro de 2011

Pastor é preso após a conversão de muçulmanos na Índia



O Bispo Michael Nazir-Ali pede a libertação imediata de um pastor na Índia acusado de pregar o Evangelho a muçulmanos que se converterem ao Cristianismo.

 Chander Mani Khanna, que pastoreia a All Saints Church, em Srinagar, foi chamado a um tribunal Sharia acusado de converter crianças muçulmanas por subornos e ofertas.

 Um vídeo apareceu no YouTube, mostrando o pastor batizando muçulmanos convertidos. Testemunhas afirmam que a polícia pressiona aqueles que se converteram para prestar depoimento contra o pastor.

 De acordo com a AsiaNews, a polícia prendeu o pastor Khanna para promover inimizade entre grupos religiosos e ultrajando o sentimento religioso.

 Embora Pastor Khanna negue todas as acusações, ele permanece sob custódia da polícia e há temores de que uma sentença possa ser emitida contra ele.

 O Conselho Global de Cristãos Indianos (GCIC), que pertence à sua igreja, escreveu ao Governo de Jammu e Caxemira indiana, pedindo-lhes para intervir em nome do pastor.

 O corpo da igreja disse que as tensões aumentaram na região após a queima de um Corão em uma igreja na Flórida este ano.

 Bispo Nazir-Ali, patrono da Release International, conhece o pastor Khanna pessoalmente e diz que ele é um homem r"espeitado" que "nunca usa métodos desleais para evangelizar".

 "Estou admirado de que tal pessoa pode ser preso por uma Índia comprometida com a liberdade religiosa e a democracia", disse o bispo Nazir-Ali.

 "Peço não só para a sua libertação imediata e incondicional, mas também para a proteção para ele e sua família.

 "Oremos para que a liberdade e a justiça prevaleçam na Caxemira para todos: muçulmanos, cristãos e hindus".

Fonte: Christian Today

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cristãos oram e agem sobre mudanças climáticas



Membros da Comunhão Anglicana Mundial estão convocando os cristãos a orarem antes das negociações climáticas da ONU na próxima semana. Neste domingo, líderes cristãos se reunirão em um comício para orarem pelas negociações.

A 17 ª Conferência das Partes (COP17) trará os governos do mundo para Durban, África do Sul, na próxima segunda-feira por 12 dias de negociações sobre a estratégia global do clima após o Protocolo de Kyoto, que expira no próximo ano.

Conforme o Protocolo de Kyoto, os países industrializados estavam comprometidos a reduzirem suas emissões de carbono para 5% abaixo dos níveis, no período de 1990 até 2012, mas as nações têm se esforçado para entrarem em acordo sobre um segundo período de compromisso.

O pastor Canon Mash, Coordenador Ambiental da Igreja Anglicana da África do Sul e membro da Rede Comunhão Ambiental Anglicana, quer maiores garantias de governos do mundo que vão levar a questão da mudança climática a sério.

"Apesar de 17 anos de negociações para reduzir as emissões responsáveis pelo aquecimento global, as atuais promessas para reduzi-las ao ponto de deixar a Terra entre 2,5 e 4 graus de aquecimento, são amplamente aceitas, mas poderá ser catastrófico", disse ele.

"Há poucos sinais de que as nações do mundo levam verdadeiramente a sério ou estão realmente dispostas a fazerem os cortes de emissões urgentemente necessários”, completa. "Pensar a curto prazo em busca de crescimento econômico está ameaçando as perspectivas de desenvolvimento global humano de longo prazo."

Apesar das inúmeras advertências dos cientistas sobre o risco de atrasar ações sobre a mudança climática, os relatórios de The Guardian que a UE e o Japão entregaram dizem não esperar que um novo acordo entre em vigor antes de 2020.

Dentre os temas que serão abordados na próxima semana estão algumas negociações difíceis entre os países em tecnologia limpa, a proteção das florestas e fundos para ajudar países mais pobres face ao custo de abordar a mudança climática.

Membros da Comunhão Anglicana Mundial estão orando pelo sucesso das negociações de Durban e convidam pessoas para assinarem o 'Temos fé: Aja agora pela justiça climática”, que é uma petição pela renovação do compromisso de combater as alterações climáticas.

Canon Mash disse: "A África será, entre as nações mais afetadas do mundo, ameaçada pela seca sem precedentes, inundações, condições meteorológicas extremas, diminuindo a segurança alimentar, aumentando a pobreza, migração forçada e os conflitos", alerta.

A petição pede a líderes para chegar a um acordo "ambicioso" e juridicamente vinculativo sobre a mudança climática e se comprometer com metas claras para reduzir as emissões de carbono.
A petição pode ser assinada em www.wehavefaithactnow.org.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Evangelista é morto a tiros no Paquistão



Um evangelista foi morto a tiros na quarta-feira por um atirador não-identificado no qual sua família acredita ser um membro de um grupo radical muçulmano que tem como principal alvo os cristãos.

 Zahid Jameel, 25 anos, disse ao Compass que seu pai, Jameel Saawan, e um ajudante estavam abrindo as portas da sua loja de comésticos na área de Gulshan-e-Iqbal, no centro comercial de Karachi, Paquistão, na manhã de quarta-feira, quando um jovem apareceu e disparou contra seu pai.

 O assassino fugiu em uma motocicleta na qual duas pessoas estavam esperando e vigiando o que estava acontecendo, disse Zahid. “Acreditamos que meu pai foi morto por causa da pregação da Bíblia, porque não existe outra razão”, disse ele.

 Seu pai não havia comentando nada de ter recebido ameaças nas últimas semanas, apesar de ter recebido após ter manifestado desejo de começar uma organização de bem-estar para os cristãos pobres na região de Karachi.

 Apesar de receber as ameaças e telefonemas intimidadores, Zahid disse que seu pai continuou a pregar e foi muito respeitado na comunidade cristã como um exemplo de perseverança e coragem.
“Vivemos em um apartamento alugado e nossas lojas também são de locação. Não temos propriedade e não temos inimigos, por isso estamos chocados com o homicídio”, disse ele. “Não foi um simples roubo, porque o assassino andou na direção do meu pai e disparou contra ele.”

Zahid disse que sua mãe está em estado de choque após a morte de seu pai, assim como suas três irmãs e seu irmão mais velho, Shahid. “Nosso pai foi morto a tiros sem existir nenhuma razão para isso.”

Jameel Saawan e sua família se mudaram para Karachi há 10 anos. Segundo seu filho, seu pai havia dito que estava na hora dele começar a transmitir as boas novas para todos que ele conhecia. Mas Zahid disse que seu pai nunca entrou em discussões sobre isso. Todas as tardes, seu pai fazia visitas para pessoas e compartilhava do Evangelho.

 Por ter uma vida extremamente dedicada ao evangelismo, autoridades continuam com a ideia de que a morte de Jameel teve um motivo religioso por trás.

 Fonte: Portas Abertas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

JMM se prepara para missão no país ainda destruído por terremoto



Uma caravana de 26 voluntários vai impactar o Haiti com o Evangelho. De 5 a 18 de janeiro de 2012, o projeto Conexão Haiti segue para o país caribenho para servir as comunidades de Porto Príncipe e cidades próximas com atividades evangelísticas nas áreas de educação, saúde, capelania, assistência social e KidsGames, entre outras.
 O Conexão Haiti é mais uma iniciativa do setor de voluntários da Junta de Missões Mundiais, coordenado pelo pastor Marcos Grava, que esteve à frente de projetos similares na África do Sul, em 2010, e na Itália e em Israel, este ano.
 Da caravana, participarão brasileiros e estrangeiros. Dos brasileiros, são 13 pessoas do Rio de Janeiro, quatro de Minas Gerais, uma do Pará, uma do Mato Grosso, uma do Espírito Santo, uma de Pernambuco, uma de São Paulo e uma do Distrito Federal. Integrarão a caravana dois haitianos que estão no Brasil cursando Teologia e um chileno.
 Os participantes da caravana devem ser pessoas crentes em Jesus Cristo, comprometidas com Deus e a Igreja e ter uma vida cristã exemplar, firmeza doutrinária e aptidão comprovada para evangelização, pregação do Evangelho e submissão à liderança.
 As inscrições para o Conexão Haiti já estão encerradas, mas se você quiser saber mais sobre esse e outros projetos, mande um e-mail para voluntarios@jmm.org.br. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo.
 Fonte: Junta de Missões Mundiais

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cristãos entram na justiça para construir templo no Paquistão



A igreja é um edifício retangular simples, decorado com arcos e algumas torres. Dezenas de vitrais coloridos retratam o sofrimento de Jesus Cristo, enquanto as paredes internas são pintadas de branco.

 Nada de muito diferente da maioria das igrejas cristãs do mundo. A questão é que essa fica no Paquistão, país que conseguiu sua independência da Índia em 1947, justamente por causa da religião.

 Os líderes do país queriam formar um Estado muçulmano liberal, onde os direitos das minorias seriam protegidos, embora a Constituição proíba um cristão de ser primeiro-ministro ou presidente. Mas os grupos islâmicos sempre dominaram o país e a liberdade religiosa é quase inexistente.

 Nos últimos 10 anos, a ascensão da Al Qaeda e a militância Talibã aumentaram a perseguição aos cristãos, com atentados e tiroteios constantes. Em março deste ano, militantes mataram Shahbaz Bhatti, o único ministro cristão no governo, numa demonstração que irão continuar usando as leis de blasfêmia para perseguir os que não seguem o Islã.

 Mesmo assim, a cada domingo centenas correram para a igreja,vestidos com suas melhores roupas, mas tiram os sapatos na entrada e sentam no chão, costume islâmico adotado por algumas igrejas do país. Eles cantam hinos ao som de um piano e um ‘dhol’, um tambor tradicional.

 A pequena comunidade cristã do Paquistão conseguiu o que parecia impossível, recebeu autorização para construir uma igreja nova e um prédio anexo de três andares. Ela está localizada na maior favela do país e foi inaugurada este mês. A cidade de Karachi agora tem uma verdadeira catedral, que pode abrigar em torno de 5.000 pessoas sentadas, afinal eles não usam bancos nem cadeiras nos templos.
 A igreja levou 11 meses para ser construída e custou US$ 3,8 milhões, levantados a partir de pequenas ofertas dos membros e diversas doações vindas de todo o mundo, explica Saleh Diego, que lidera a congregação.

 As leis do país dificultam ao máximo a construção de templos não muçulmanos. Para ser construída, foi necessário primeiro colocar abaixo a antiga igreja que ficava naquele local, o distrito de Azam Basti, favela onde moram cerca de 15.000 cristãos.

  “Havia tantas pessoas aqui que não era mais possível acomodá-los aos domingos. Alguns ficavam sentados na parte de trás, alguns em pé, algumas do lado de fora”, lembra Diego. ”Agora todos nós, cerca de 5.000 pessoas, podemos orar e adorar o Senhor juntos, e realmente compartilhar e fortalecer a nossa fé.”

Em alguns países predominantemente muçulmanos, como Egito e Indonésia, a construção de novas igrejas pode desencadear tensões e até mesmo violência, mas no Paquistão ainda não há sinais de violência contra o prédio novo.

“Nós tivemos alguma oposição no início”, disse um missionário que vive legalmente e trabalha no Paquistão há muitos anos. Ele se recusou a dar seu nome por razões de segurança. ”Se colocarmos uma cruz grande podemos esperar que os habitantes locais nos criem alguns problemas. Por isso, precisamos ir com calma”.

No Paquistão, os cristãos são cerca de 5% da população de 180 milhões de pessoas. Tendem a viver em guetos de extrema pobreza, muitas vezes separados de seus vizinhos muçulmanos por muros altos. Os cristãos do Paquistão enfrentam problemas bem específicos. A maioria é  descendente de hindus que se converteram ao cristianismo. Eles ainda fazem o mesmo trabalho de seus antepassados: varrem as ruas, são empregadas domésticas ou fazem algum trabalho braçal.

 Por causa da perseguição, há poucas diferenças entre católicos romanos e protestantes. Em alguns casos, eles compartilham os mesmos espações de adoração. Uma igreja como essa, com cinco mil lugares é realmente uma bênção para a comunidade cristã local. É uma vitória e um sinal da resistência de uma fé que há muito sofre diariamente a discriminação.

 Saleh Diego, um dos sacerdotes cristãos do lugar, se preocupa com o radicalismo crescente, mas explica: “A perseguição faz parte do cristianismo. Então, somos fiéis na perseguição e permanecemos fiéis mesmo em meio ao sofrimento”.

Fonte: Creio com informações Washington Post

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos é exposto em museu de Nova York



O manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos está em exposição no Museu Discovery em Nova Iorque, Estados Unidos, desde o dia 16 de dezembro. O escrito é um autêntico manuscrito confeccionado de papiro entre os anos de 150 e 100 antes de Cristo. Escrito em hebreu o texto tem mais de 2.000 anos e mede cerca de 45 centímetros de comprimento e 7 centímetros de largura.

 De acordo com a curadora da Autoridade Israelense de Antiguidades, Tatiana Treiger, essa é a terceira vez que o manuscrito sai de Israel. “É um pergaminho de material orgânico. Esta é a terceira vez que ele sai de Israel. Esteve em Toronto, Austrália e agora está em Nova Iorque”, disse ela para a agência AFP.
 O texto pertence a uma mostra de documentos antigos que formam os manuscritos do Mar Morto, onde mais de 500 artefatos foram encontrados e estão em exposição na cidade até o dia 15 de abril.

 Mas o pergaminho com os Dez Mandamentos ficará em exposição apenas até o dia 2 de janeiro. Em um comunicado o Museu Discovery explicou  que esse documento foi encontrado em 1954 em uma covas próximas ao Mar e que pesquisadores encontraram mais de 900 rolos entre os anos 40 e 50.

 É a primeira vez que um manuscrito que contém trechos do livro de Deuteronômio passa por Nova Iorque. E este é ainda um dos únicos manuscritos com os Dez Mandamentos que ainda existe e seu texto fala sobre as regras para construir uma sociedade com fé e princípios morais.

 O estado do manuscrito é “excepcional” segundo o museu nova-iorquino que ressalta que mesmo sendo feito de material frágil, continua em bom estado de conservação. Acredita-se que esses textos foram escritos por membros da seita dos essênios, que dividiram o judaísmo e viviam na zona de Qumram, no deserto de Israel.

Fonte: Gospel Prime

Cristãos se mobilizam para ajudar vítimas do tufão nas Filipinas



Organizações cristãs estão se mobilizando para ajudar as vítimas de um tufão que matou quase mil pessoas nas Filipinas.

 Presidente das Filipinas, Benigno Aquino, declarou uma calamidade nacional após o tufão ter devastado o sul do País no último fim de semana.

 Águas da enchente e deslizamentos de terra causaram grandes danos às culturas, infra-estrutura, e mais de dez mil casas foram atingidas.

 Uma organização humanitária, Habitat for Humanity, traçou planos para prestar assistência e oferecer abrigo a pelo menos 5 mil famílias durante os próximos três meses, principalmente nas cidades de Iligan e Cagayan de Oro.

 O apoio incluirá o fornecimento de ferramentas e kits de limpeza e construção de latrinas.

 Ian Pearce, gestor do programa Habitat for Humanity , disse que era essencial para as famílias apanhados em desastres naturais para voltar para as casas permanentes "o mais rapidamente possível".

 "As casas são o centro de nossas vidas, proporcionando um local para gerar a vida, dar às crianças um cofre, lugar seguro para crescer saudável e um lugar para estudar", disse ele.

 "Sem casas decentes famílias que já estão mais vulneráveis ​​perigam ser mergulhadas em pobreza abjeta para as gerações vindouras."

 Ele alertou que qualquer atraso com a prestação de novas casas afetaria a educação das crianças, como abrigos de emergência tendem a ser criado nas escolas.

 "Isso faz com que mesmo as comunidades mais vulneráveis ​​a desastres futuros, por isso é de extrema importância que ajudar as pessoas de volta para casas decentes", disse ele.

 A Christian Aid já conseguiu 50 mil euros para ajudar na reconstrução, mas lançou um apelo de emergência para ajudar ainda mais pessoas.

 Os seus parceiros estão a distribuir suprimentos de emergência para 950 famílias na área de Cagayan de Oro. Em Iligan, outras mil famílias que perderam seus meios de ganhar uma renda receberão as transferências de renda que lhes permitam comprar alimentos em mercados locais.

 Alwynn Javier, representanteda Christian Aid disse:  "A Christian Aid tem trabalhado com parceiros locais nesta área e eles estão bem colocados para identificar os membros mais vulneráveis ​​das comunidades afetadas para que possam ser direcionados primeiro para assistência de emergência. "

 OMF Internacional disse que sua igreja nas Filipinas está ajudando na operação de limpeza, apesar do fato de que dois terços da congregação foram afetadas pelas enchentes.

 Seu parceiro na região, Mark Chapman, disse que os serviços de emergência tinham sido "dominados" pelos mortos e que em alguns casos, famílias inteiras tinham sido mortas.

 "Orem para que mais pessoas sejam encontradas vivas, apesar das contrariedades e que aqueles que necessitam  de atenção médica consigam receber a ajuda que necessitam", disse ele.

Fonte: Christian Today

Aprovado projeto que reconhece música ´gospel´como manifestação cultural



Em votação simbólica na terça-feira (20), o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2009, que altera a Lei Rouanet (Lei 8.313/1991) para reconhecer como manifestação cultural a música gospel e os eventos relacionados ao estilo.

 O termo gospel, uma contração dos termos ingleses "God spell", ou "fala de Deus", denomina o estilo musical de composições feitas para expressar a fé cristã. Pela proposição aprovada, do ex-deputado Robson Rodovalho, a música gospel passa a ser reconhecida como parte da cultura contemporânea brasileira, o que permite que pessoas e entidades que lidam com esse estilo possam receber apoio financeiro de empresas por meio de mecanismos de incentivo.

 Na justificação do projeto, o autor do projeto destacou que a música gospel, oriunda da tradição norte-americana, tem se disseminado no Brasil, em eventos de grande porte que contam com a participação de parcela significativa de jovens.

 No Senado, o projeto recebeu parecer favorável nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta, sem emendas, foi votada em regime de urgência atendendo a requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS), subscrito por outros senadores.

 Fonte: Agência Senado

Mar Morto pode responder dúvidas sobre eventos bíblicos



Pesquisadores perfuraram 460 metros do Mar Morto para tentarem descobrir o que tem levado esse importante mar a secar tão rapidamente nos últimos anos.

 Ao mesmo tempo a pesquisa serve para explicar várias histórias bíblicas como a destruição de Sodoma e Gomorra e passagem de quando Josué levou os israelitas para o Egito.

“Vemos muitas dessas histórias diferentes na Bíblia, sobre anos de vacas gordas e de vacas magras”, disse Steven Goldstein, geoquímico da Universidade de Columbia em Nova York que pesquisa na região.

 A pesquisa não foi feita para investigar os acontecimentos relatados na Bíblia, mas para entender a história do Mar Morto que diminuiu 23 metros entre os anos de 1930 e 2000 e de 2000 a 2008 seu nível caiu mais 8 metros. Para agravar o caso, só em 2010 foram 1,5 metros evaporados.

 Os cientistas acreditam que há 120 mil anos atrás o Mar Morto já teria secado, ou seu nível teria ficado muito abaixo sem a intervenção humana. “Parece que o Mar Morto pode ter secado ou ficado muito perto da secagem sem intervenção humana”, disse o geoquímico Emi Ito.

 Segundo esses estudos a época foi muito mais quente e com menor umidade do ar, o que os fazem desacreditar que o local poderá secar por completo, ou desaparecer nos próximos anos. Mesmo diante dessas afirmações os pesquisadores não conseguem dizer se as intervenções humanas poderão afetar negativamente o Mar Morto.

 Fonte: Folha Gospel

Medida do Governo proíbe revista íntima em religiosos nos presídios



Recentemente o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça (MJ), baixou resolução que normatiza a prática de cultos e assistência religiosa dentro de presídios brasileiros. As normas orientam as secretarias estudais, reafirmando o direto da prática religiosa, seja qual for a crença, católica, evangélica, afro-brasileira ou espírita, todas elas são comuns nos presídios brasileiros.

 A norma proíbe o recolhimento de dízimos e venda de material religioso e prevê o cadastro das instituições, que devem comprovar um ano de existência, e também dos agentes religiosos, que passam a ser isentos de revista íntima. Também fica autorizado o uso de objetos para os cultos, desde que não apresentem risco para a segurança.

“A resolução efetiva o direito, deixando bem claro o direito da prática religiosa, mas sem abrir mão da segurança, porque estamos falando de presídios e não de locais abertos”, afirma o presidente do CNPCP, Geder Luiz Rocha Gomes.

 O Ministério da Justiça não possui um levantamento sobre as crenças religiosas dos presidiários. Os dados disponíveis são de pesquisas sócio-criminais realizadas nas penitenciárias federais de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS) que datam de 2005 e 2007. Na primeira unidade, entre os entrevistados, 57,3%, disseram ser católicos, 22,79%, evangélicos, 17,65%, sem religião, 1,47%, espíritas e, 0,74%, testemunhas de Jeová. Em Campo Grande, 53,15%, se disseram católicos, 27,19%, evangélicos, 4,5%, espíritas, 3,6%, mulçumanos e 8,1%, não respondeu.

 Segundo o pastor Edvandro Machado Cavalcante, coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Metodista do Rio de Janeiro, que realiza o trabalho de assistência religiosa a presidiários há mais de 10 anos, o trabalho dentro dos presídios é realizado por entidades das mais diversas orientações religiosas: evangélicas, religiões afro-brasileiras, espíritas e católicas. “São diversas religiões, mas a grande maioria é evangélica, mas o espaço é plural, sim”, afirma.

 Ele considera a iniciativa de norma como positiva, uma vez que as determinações apontam, ao menos, diretrizes para problemas que se arrastavam há anos, como a possibilidade de revista íntima para os agentes religiosos, o que passou a ser proibido com a nova norma. “A legislação dava uma de João sem braço. Isso era um ponto muito delicado, principalmente aqui no Estado do Rio. Os agentes penitenciários não faziam, mas teoricamente poderiam fazer. Acho muito importante que isso fique claro. Porque aquela revista é vexatória”, afirma.

 Ele concorda ainda com a proibição da arrecadação de dízimos e venda de material religiosa pois acredita que, apesar da oferta fazer parte da prática religiosa de algumas igrejas, dentro dos presídios a assistência religiosa deve ser feita de forma diferente. “A igreja e qualquer entidade religiosa têm que agir de forma diferente dentro dos presídios. Ir lá para arrecadar junto a essa população tão espoliada é uma indignidade, violenta o principio mais básico da dignidade humana. É uma preocupação de muito bom tom, apesar da portaria 005 da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP), que regulamenta a ação do agente religioso, já deixar claro que não pode haver comércio nem arrecadação”, completa.

 O pastor conta que na maioria das unidades prisionais já existe uma local destinado para as práticas religiosas, apesar das dificuldades impostas pela arquitetura prisional existente no Brasil. No entanto, ele defende ainda que o espaço seja usado para ações que ultrapassam a assistência religiosa, com atividades educativas e profissionalizantes. “Um grande problema é a arquitetura prisional, não tem lugares para atividades laborativas, educacional”, disse ele ao falar sobre um projeto de educação informática que é realizado pela Metodista no Rio.

 Evangélicos são respeitados
 Uma das religiões mais respeitadas, senão a mais, é a evangélica. Quando um preso se converte, passa a fazer parte de um grupo, que convive em áreas diferentes e que conta com uma certa imunidade entre as facções dividas nos pavilhões.

“Isso é engraçado, em alguns presídios você tem o comando tal, o comando x, e os evangélicos. Até porque eles têm uma moral muito rígida dentro desses grupos, é a famosa teoria da envergadura da vara, se você teve muito de um lado, a tendência é radicalizar para o outro até encontrar um equilíbrio. Eles geralmente se filiam ao que tem de mais radical, não só em termos de comportamento, não só em relação a ética, mas também em relação a roupa e tudo mais. Não sei se por culpa, deve ter algum fenômeno psicológico que explique isso”, analisa o pastor Edvandro.

 Ele lembra de um episódio ocorrido há cerca de cinco anos, em Bemfica, no Rio da Janeiro, quando ocorreu um massacre de 38 detentos depois que administração do local misturou diferentes facções. “Eu conversei com um dos sobreviventes, porque sou do conselho da comunidade, um órgão que fiscaliza a execução da pena. Fui junto com juiz da VEC (Vara de Execuções Criminais) e os sobreviventes disseram assim: ‘olha os crentes não mata não’, ‘só não me mataram porque eu tinha essa vinculação de fé’, isso é fato”, afirma.

Fonte: Amigos de Cristo com informações Terra

Cristãos sofrem com ataques na Nigéria



Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas e a destruição durante o ataque incluiu cerca de 10 edifícios de igrejas da região.

 Mais de 200 pessoas do grupo extremista islâmico Boko Haram que atacaram a capital do Estado de Yobe, em Damaturu, às 5 horas da tarde do dia 4 de novembro e logo, os terroristas haviam bloqueado todas as quatro principais rodovias que levam à cidade.

 Os líderes cristãos em Damaturu disseram ao Compass que das 150 vítimas registradas no ataques, mais de 130 eram cristãos. Quando os extremistas muçulmanos chegaram a cidade, qualquer  cristão que não conseguisse recitar o credo islâmico era baleado imediatamente e morto instantaneamente.

“Quando os extremistas no atacaram aqui no dia 4 de novembro, foi como o fim de tudo para os cristãos. Nossas casas foram alvejadas indiscriminadamente. Eu e minha família nos trancamos em casa”, disse Rev. Idris Garba, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN) no estado de Yobe.

 Garba, que também é um dos pastores da Igreja Boa Nova na região de Damaturu, disse que sua igreja diminuiu cerca de 500 membros depois dos ataques: “Nós podíamos ter mais do que 100 membros na igreja após o ataque. A maioria dos membros está se escondendo com medo ou deixaram a cidade.

 Garba que tem o ministério pastoral desde 1993 e tem servido como pastor da igreja há dois anos disse que os cristãos foram mortos na frente do templo de sua igreja no dia antes de ela ser bombardeada.

 Fonte: Portas Abertas

Em crise, gravadoras tradicionais buscam mercado entre os evangélicos



Que a indústria fonográfica não anda nada bem, todo mundo sabe. A “novidade”, especialmente para quem não é evangélico, é a aposta das grandes gravadoras no meio gospel.  Este é visto como o setor de bonança no meio da crise.

Um dos casos que ilustram tal situação é o da cantora Aline Barros que já ganhou disco de diamante, conquistado pelas mais de 360 mil cópias vendidas, em menos de dez meses, do álbum "Extraordinário Amor de Deus" (2011). Para as mega gravadoras, que disputaram acirradamente o contrato com Aline, esse “extraordinário” poder de vendas é o que lhes interessa.

A cantora, quatro vezes premiada no Grammy Latino, explica que o sucesso no meio secular se deve ao fato de as pessoas estarem carentes de Deus, precisando de salvação. "As pessoas estão buscando algo maior", afirma.

Porém, obviamente, para os gigantes da indústria fonográfica o propósito de investir na música evangélica é visando somente o lucro financeiro, não o espiritual. Esse foi um dos motivos pelos quais a cantora optou por permanecer em uma gravadora gospel.

Novo nicho
 O diretor-geral da Som Livre, Marcelo Soares considera que "o público não religioso pouco gasta em suas crenças pessoais". Já o cristão, "além desses gastos", tende a gastar mais com cultura. Sem mencionar, que este público, pelo menos em sua maioria, não se “rende” à pirataria comprando sempre os álbuns originais.

 O selo representa nomes como o da Ana Paula Valadão (7 milhões de CDs e DVDs vendidos). A ministra de louvor viu no convite a possibilidade de evangelizar e ganhar mais almas para Cristo. Por conta da parceria, “rádios seculares estão começando a tocar nossas canções. Os apresentadores sempre dizem que antes tinham preconceito", explica Ana Paula.

A Sony Music inaugurou, em 2010, um departamento especializado em gospel. Seu diretor, Maurício Soares, levanta o perfil desse consumidor. "O evangélico lê mais, cerca de sete livros por ano. E as rádios do segmento, na maioria, são líderes do tempo médio de audiência", ilustra.

Fonte: Redação CPAD News com Folha.com

Turnê de Michael W. Smith no Brasil tem datas confirmadas



O cantor Michael W. Smith, a maior referência da música gospel mundial, detentor de inúmeros recordes, álbuns de sucesso, prêmios e milhões de discos vendidos ao longo de sua carreira estará no Brasil em janeiro de 2012.

 De 10 a 18 de janeiro o cantor estará percorrendo diversas cidades do país apresentando seus grandes sucessos. Já confirmadas apresentações em Recife, Goiânia e Vila Velha/ES. Por sinal, em Vila Velha, o cantor estará participando pela primeira vez do mega evento "Jesus Vida Verão" promovido pela Igreja Batista da Praia da Costa.

 Na agenda de seu site, Michael W. Smith já confirmou a participação na gravação do DVD comemorativo aos 20 anos de carreira da cantora Aline Barros que será gravado na cidade de Paulínia, cidade próxima à Campinas/SP. O evento acontecerá no dia 18 de janeiro no Teatro Municipal de Paulínia, um dos mais conceituados espaços culturais do país.

 Confira abaixo as datas que já foram confirmadas e os locais de venda dos ingressos:

 11/01 - Guarujá, SP
 Cidade, Estado, Pais: GUARUJÁ / SÃO PAULO / BRASIL
 Nome do local: ARENA GUARUJÁ SHOW
 Onde os ingressos podem ser comprados: A ser definido, em breve mais informações
 Informação do show: mais info em breve

 12/01 - Goiânia, GO
 Cidade, Estado, Pais: GOIÂNIA / GOIÁS / BRASIL
 Nome do local: GOIÂNIA ARENA
 Onde os ingressos podem ser comprados: Nas igrejas Fonte de Vida em Goiânia. Em breve, mais locais...
 Informação do show: 18hs Portões, 20hs Pedras Vivas, 21hs Michael W Smith

 13/01 - Recife, PE
 Cidade, Estado, Pais: RECIFE / PERNAMBUCO / BRASIL
 Nome do local: CLUBE PORTUGUÊS
 Onde os ingressos podem ser comprados: 81 3088 7275 ou nas livrarias Luz e Vida
 Informação do show: http://www.recifepraise.com.br/

 14/01 - Vila Velha, ES
 Cidade, Estado, Pais: VILA VELHA / ESPÍRITO SANTO / BRASIL
 Nome do local: JESUS VIDA VERÃO, PRAIA DA COSTA
 Onde os ingressos podem ser comprados: Aberto ao público
 Informação do show:
 Abertura do evento ás 20:00hs
 Apresentação do Michael W. Smith: 20:20hs – 22:20hs
 Site do evento: http://www.jesusvidaverao.com.br
 
Fonte: Folha Gospel

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A fé que mais cresce no mundo ainda é o cristianismo, especialmente os pentecostais


Segundo o estudo anual “Estado das Missões Globais” o número de ateus e não religiosos diminui a cada dia no mundo. “Especificamente, neste milênio (de 2000 a 2011) a categoria ‘não religiosa’ perde cerca de 700 adeptos por dia, enquanto os ‘ateus’ perdem 300. Ou seja, nos últimos 11 anos, os “infiéis” perderam 2,7 milhões de adeptos e os ateus, 1,37 milhão.

 O segmento de fé que mais cresce são os evangélicos, adicionando cerca de 60 mil fiéis por dia. Em seguida vem o catolicismo, que aumenta 34 mil pessoas por dia. No Islã nascem 79 mil fiéis diariamente e no Hinduísmo, 37 mil.

 Comparando esses números com 1970 (em plena revolução sexual no Ocidente e ateísmo comunista na Europa) percebe-se que, em 41 anos, o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos. Por outro lado, pessoas que se denominam ‘não-religiosas’ cresceram mais de cem milhões. Devido à queda dos regimes comunistas, muitos que antes se declaravam ateus agora dizem apenas ser ‘não-religiosos’. Da mesma forma, na China, no Vietnã e em outros países comunistas, muitos preferem dizer que são ‘não religiosos’ em vez de ateus.

 Portanto, no século 21 o número de ateus irá diminuir enquanto as religiões continuarão crescendo. Isso inclui a recuperação do Judaísmo (15,1 milhões em 1970 e menos de 14 em 2000) que agora tem 14,9 milhões de membros.

Os seguidores de outras religiões estão distribuídos da seguinte forma:
- O cristianismo, com todas as suas variantes, soma 2,3 bilhões de pessoas, aumentando 94 mil pessoas por dia (entre protestantes, católicos e ortodoxos).
- Muçulmanos, com quase 1,580 bilhão de adeptos, cresce a uma taxa de 79 mil fiéis por dia.
- O Hinduísmo conta hoje com 952 milhões de adeptos e aumenta em 37 mil a cada dia.
- O Budismo tem 468 milhões fiéis, somando mais 13.800 por dia.
- Taoísmo chinês e o confucionismo já são 457 milhões, ganhando 9.300 seguidores por dia.
- As religiões étnicas totalizam 269 milhões de seguidores, aumentando cerca de 9 mil por dia.

 Estima-se que ainda há no mundo dois bilhões de pessoas que nunca ouviram a mensagem do evangelho de forma clara. Outros 2,680 bilhões já ouviram falar ou conhecem um pouco, mas não são cristãos.

Entre os cristãos
 A Igreja Católica totaliza 1,160 bilhão de fiéis, de acordo com este estudo, ganhando mais 34 mil por dia.
 As igrejas protestantes (incluindo os anglicanos) totalizam 1,125 bilhão de fiéis no mundo.
 O total de pentecostais é 612 milhões, crescendo 37 mil por dia.
 Os protestantes “tradicionais” são 426 milhões, acrescendo 20.000 por dia.
 Os anglicanos, principalmente da África e Ásia, totalizam 87 milhões, com mais 3 mil se unindo a eles a cada dia.

 Finalmente, a igrejas ortodoxas possuem 271 milhões de seguidores, ganhando apenas 5 mil por dia.

 O estudo entende que as “seitas cristãs” (Testemunhas de Jeová, mórmons, grupos que duvidam da Trindade ou da divindade de Jesus, etc …) são apenas 35 milhões, crescendo a uma taxa de 2 mil por dia.

Mais Dados
 É preciso entender que a maneira mais fácil de fazer um grupo crescer é pelo nascimento. Quanto mais filhos, mais fácil é de ajudar a sua tradição religiosa. Outra forma é a conversão. Mesmo sendo menos fácil de contabilizar, especialmente onde são proibidas, ocorre aos milhões a cada ano. A situação mais comum é um cônjuge aderir à religião do outro.
 Outro dado curioso é que em 2011, estima-se que são colocadas mais de 71 milhões de Bíblias (em suas diversas versões) no mundo a cada ano. Calcula-se que existe hoje 1.740 bilhão de Bíblias disponíveis no planeta, muitas delas de forma clandestina.

Fonte: Gospel Prime com informações de Protestante Digital