sexta-feira, 13 de abril de 2012

Entrevista com Ax Marco Aurélio Bittencourt


Vamos conversar com o Aux. Marco Aurelio Bittencourt, que atua como Líder do Departamento de Evangelismo e Discipulado do templo central da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville e como 3º Coordenador do Departamento de Evangelismo e Discipulado da cidade.

Vamos a entrevista:

1) Qual a importância que é dada ao Departamento de Discipulado no campo de Joinville e de que forma é realizado este trabalho?
Bittencourt - O Departamento de Discipulado recebe total apoio do nosso Pastor Presidente Sergio Melfior, onde não mede esforços em fornecer todo investimento necessário para a realização deste importante trabalho. E em Joinville temos uma diretoria liderada pelo Pastor Joary Carlesso (1º Coordenador) e o Pastor Cassio (2º Coordenador), onde temos um Curso Biblico denominado Conhecendo o Amor de Deus, trata-se de curso de biblico de 12 encontros, onde é passado ao novo convertido os primeiros fundamentos bíblico para a sua caminhada na fé, e também temos em cada congregação um líder de discipulado responsável para coordenar, motivar, acompanhar os grupos e nos passar as informações referente a este trabalhos através dos relatórios de acompanhamentos.

2) Qual o objetivo principal deste trabalho?
Bittencourt - Primeiramente é o crescimento da igreja, afinal almas é o principal objetivo da igreja aqui na terra e depois costumamos falar que não se trata de um novo método ou uma nova forma de de fazer a obra de Deus, dar a devida importância ao trabalho de discipulado é cumprir o que Jesus nos ordenou em Mateus 28:19-20, que fala da Grande Comissão; a ordem dada por Jesus e de ir e fazer discípulos.

3) Qual o principal desafio encontrado neste trabalho?
Bittencourt - Via de regra as igrejas evangélicas de modo em geral vem realizado um ótimo trabalho de evangelização, podemos nos citar como exemplo; aqui na Sede, a cada mês dezenas de pessoas aceitam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, então o discipulado é meio para promover a integração do novo convertido no Corpo de Cristo, pois sabemos que conversão não é simplesmente troca de denominação eclesiástica, conversão é convergir, e mudar o estilo de vida, e neste processo o novo convertido precisa ser acompanhado, cuidado e devidamente orientado.

4) Quem pode participar deste trabalho?
Bittencourt - Todos devem participar deste trabalho, Deus tem me dado oportunidade de ministrar a palavra de Deus em muitas de nossas congregações acerca deste tema, e a palavra que mais tenho utilizado é a que está em 2Cor 5:18, onde diz que Deus nos deu (a todo cristão) o Ministério da Reconciliação e que nos nomeou de Embaixadores de Cristo, assim, se todo nos possuímos o ministério da reconciliação e porque é para ser exercido, talvez o crente que está me ouvindo não tenha ministério para pregar, louvar, entre outros, mais um ministério todos temos, que é trabalhar para reatar a aliança do homem com Deus, aliança que foi perdida com a entrada do pecado lá no Edem e que pode ser reatada através da aceitação do plano de salvação estabelecido por Deus. Assim, todos podems fazer parte deste trabalho, costumo falar que temos somente dois critério essenciais para fazer parte deste trabalho, que é:
a) Amar a Deus sobre todas a coisas;
b) Amar ao próximo como a si mesmo. Pois, como diz a palavra nos somos Embaixadores de Cristo, e embaixador é um representante diplomático, e nos representamos o Reino de Deus aqui a na terra.

5) De que forma o Departamento de Discipulado trabalha nas congregações para motivar os crentes a ser tornarem discipuladores?
Bittencourt - Conforme falamos, temos um representante do departamento em cada congregação, ou seja, um líder local, e o método para motivar o povo a ser tornar discipuladores (as), é a realização das Oficinas de Discipulados, onde são ministradas palestras apresentando a importância deste trabalho no Reino de Deus, instruções de como é realizado os grupo de discipulado na pratica e acima de tudo procuramos em nome de Jesus, a cada oficina levantar um exercito de homens e mulheres dispostos a fazerem a obra de Deus.

Nenhum comentário: