Aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro de 2008 na Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville/SC o 1° Congresso de Surdos, organizado pelo Departamento de Surdos "Mãos que servem ao Senhor".
O departamento iniciou em janeiro do ano de 2005 quando a missionária Rute Mielniczki recebeu em sua residência duas missionárias de João Pessoa/Paraíba - não sabia qual era o trabalho - mas para a sua surpresa foi quando um coral destinado aos surdos apresentou-se com todo amor e reverência a Deus e naquele dia foi plantada em seu coração uma semente que imediatamente germinou e até hoje não parou de crescer. Segundo a missionária Rute Mielniczki, coordenadora do departamento, "muitas pessoas surdas precisam de um intérprete para poder entender a palavra de Deus, sem o conhecimento não podem desfrutar das bênçãos e promessas contidas nas escrituras sagradas", salientou.
A linguagem utilizada pelos surdos é LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) onde cada palavra do nosso português tem um sinal com o mesmo significado. Segundo a missionária Rute Mielniczki, "a capacitação foi algo sobrenatural em minha vida, um verdadeiro milagre; a partir do terceiro dia de curso comecei a comunicação com um surdo de forma cautelosa, mas também confiante que esta era a vontade do Pai para a minha vida", disse a coordenadora.
O departamento de surdos cumpre a ordenança de Jesus, que está descrita em Mc 16.15 "Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura". Para divulgar este trabalho, foi realizado no templo sede o 1° Congresso de Surdos. Convidado para pregar a palavra de Deus, foi o Pr. Daniel Pedroso de Curitiba/PR, que nos dois dias do evento trouxe uma palavra de apoio e incentivo ao departamento de surdos.
O evento foi marcado pela glória de Deus, o tema bem sugestivo, "mesmo sem som, a glória de Deus será conhecida", com base em Sl 19.3-4.
Participaram do conclave os grupos de surdos: "Mãos que glorificam" da IEAD Camboriú/SC, "Ephatá" da IEAD Ponta Grossa/PR, "Mãos que louvam e dedos que falam" da IEAD Lages/SC, "Mãos ungidas" da IEAD Curitiba/PR, "Mãos que exaltam" da IEAD Castro/PR e "Mãos que servem ao Senhor" da IEAD Joinville/SC.
O Pr. Cláudio Caetano, vice-presidente da IEAD Joinville, disse aos presentes, "este é um trabalho lindo que merece o nosso apoio, e o nosso Pr. Presidente Arcelino de Melo tem estendido a sua mão em prol desta atividade".
O departamento de surdos realiza no Centro Evangélico de Educação e Cultura (CEEDUC) o curso de libras, para a formação de novos intérpretes, segundo a coordenadora Rute Mielniczki, "Joinville também precisa de intérpretes para conseguir desenvolver muitas atividades para que os surdos não pereçam por falta de conhecimento", disse, pois os surdos necessitam ouvir de Jesus, só em Joinville há mais de 30 mil surdos, "eis uma grande oportunidade de se falar de Jesus", disse o Pr. Cláudio Caetano. A missionária Rute disse ainda que "o mundo tem oferecido coisas horríveis aos surdos, com o avanço da tecnologia e da internet, a prostituição, o incentivo ao uso de drogas e outros delitos são apresentados diariamente", salientou Mielniczki, "porém creio de Deus através de sua palavra pode limpar os surdos do pecado e também inserí-los na sociedade com qualidade de vida", finalizou.
Veja as fotos do evento em alta resolução: clique aqui.
Contatos com Departamento de Surdos Mãos que servem ao Senhor: IEAD Sede - Av. Getúlio Vargas, 463 - Bucarein
Fone: (47) 8436-0192 - Web: http://maosqss.adjoinville.org.br/
E-mail: ruteinterprete@hotmail.com
Fone: (47) 8436-0192 - Web: http://maosqss.adjoinville.org.br/
E-mail: ruteinterprete@hotmail.com