segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bento 16 diz ter encontrado restos do apóstolo Paulo


A Folha Online divulgou no domingo, (28 de junho), notícia distribuída pela agência da Efe (da Cidade do Vaticano), sobre o anúncio. O papa Bento 16 disse que os restos mortais estão na Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma.

Segundo o líder católico “recentemente uma sonda foi inserida no sarcófago que se conserva sob o altar maior local, e revelou a existência, no interior do sarcófago, de um precioso tecido de linho de cor púrpura laminado em ouro puro e outro de cor azul com fios de linho, assim como de grãos de incenso vermelho e substâncias protéicas e calcárias”.

Foram encontrados ainda “pequenos fragmentos ósseos, que foram submetidos a exames por ‘especialistas que desconheciam de onde provinham, e que deram como resultado pertencer a uma pessoa que viveu entre o primeiro e o segundo século’”, acrescentou o papa. “Tudo parece confirmar a unânime e incontrastável tradição de que se tratam dos restos mortais do apóstolo Paulo, o que nos enche de profunda emoção”, afirmou o pontífice.

Possibilidades

Não obstante a importância da descoberta para a história cristã (caso ela seja comprovada) ela é de difícil autenticação científica em função do tempo. Não havia na época, meios favoráveis para tal preservação, pois o apóstolo viveu justamente na pior fase do cristianismo. Ele sofrera perseguição tanto dos judeus quanto dos romanos, embora detivesse as duas cidadanias.

Outro fator que pode ser negativo quanto à comprovação, diz respeito a ausência de referências pessoais de Paulo, para comprovar o achado e também os próprios achados. As preciosidades encontradas no sarcófago, como linho de cor púrpura, laminado de ouro, parece não condizer com o que Paulo pregava: “…não ambicioneis coisas altas , mas acomodai-vos às humildes…” (Rm 12.16).

Porém, caso seja real, é uma grande descoberta que reforça os preceitos cristãos estabelecidos pelo Criador, por meio do apóstolo Paulo. Ele estabelecera as doutrinas da Igreja do Senhor, através das Epístolas pastorais. Por outro lado, nada, além da própria Palavra revelada e da ação do Espírito em cada crente, serve para validar a Palavra. As descobertas arqueológicas ou provas científicas não têm autoridade para isso, conforme afirmamos no livro Pontos Difíceis de Entender/CPAD.

Bento “lembrou os vários escritos de Paulo de Tarso, entre eles as Cartas aos Romanos, nas quais fala do ‘homem novo’” e que o “homem velho é aquele cujo pensamento só está no ter, no possuir, no bem-estar, na influência, na fama…”.

O líder católico critica o homossexualismo quando afirma que “O ‘homem novo’ deve (…) …reconhecer o casamento entre um homem e uma mulher para toda a vida, como ordenamento de Deus e algo restabelecido por Cristo”.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u587629.shtml
Texto redigido pelo Pr. Antonio Mesquita, no blog: fronteirafinal.wordpress.com

Nenhum comentário: