quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Com a gripe suína, Igrejas já estão fechando as portas


Devido ao grande crescimento da gripe suína em Santa Catarina e no Brasil, as Igrejas poderão fechar as portas tão logo que o número aumentar mais, o motivo é, menos aglomeração de pessoas, uma solicitação dos órgãos municipais e estaduais de saúde.

Segundo o jornal A Notícia desta quarta-feira, (12 de agosto), divulgou a notícia que a cidade de Cascavel/PR determinou que todos os locais onde recebe aglomeração de pessoas sejam fechadas. "A cidade de Cascavel no oeste do estado do Paraná tomou uma atitude drástica para conter o avanço da nova gripe na cidade, proibiu a abertura de qualquer lugar com aglomeração de pessoas, entre eles igrejas, cinemas, shoppings e até mesmo restaurantes. Em nota o secretário de saúde do estado afirmou reprovar a medida tomada que segundo ele 'mudará muito pouco o quadro e causará um grave impacto financeiro na cidade'". O jornal AN afirma que o número na cidade já subiu para 42 mortes.

Já Joinville, está em segundo lugar no ranking de pessoas infectadas em Santa Catarina, em primeiro lugar está a capital catarinense, Florianópolis.

Veja os números no Brasil:
192 pessoas morreram com gripe A no Brasil até 9 de agosto, não foram contabilizadas eventuais vítimas desta terça-feira. 14,5% das vítimas eram grávidas. E os últimos divulgados nesta manhã pelo Ministério da Saúde são estes:

SC está quinto lugar no Brasil em mortes pela H1N1, com 3 mortes, equivale a 1,3 % da população do estado.

Mundialmente, o Brasil está na quinta posição com 192 óbitos.

Foram registrados 11.927 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país. Do total, 2.057 foram confirmados para algum tipo de vírus influenza, sendo 55% em mulheres. Entre os casos positivos para influenza, 1.586 (77%) foram confirmados para o novo vírus e 471 (23%) para influenza comum.

O ministro José Gomes Temporão anunciou, na manhã desta terça-feira (11), em audiência na Câmara dos Deputados, que o Ministério da Saúde negocia a compra de 9 milhões de tratamentos prontos para consumo, do laboratório suíço Roche. Os medicamentos devem chegar ao Brasil até março de 2010, para preparar o país para o próximo inverno. A compra tem o objetivo de preservar o estoque estratégico de 8,79 milhões de tratamentos, que tem validade até 2016.
Fonte: www.datasus.gov.br

Veja os números divulgados pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina:

BOLETIM DA GRIPE A EM SANTA CATARINA EM 11.08.09
567 casos suspeitos
108 casos confirmados (aqui incluídos os 5 óbitos pela doença)
248 casos descartados

Acompanhe os números da gripe A em Florianópolis:
Casos suspeitos: 72
Casos confirmados: 36
Casos descartados: 59

Em Joinville os número ainda são preocupantes:
Há 55 casos em investigação, 10 casos confirmados e 18 casos descartados.

Segundo o Jornal Notícias do Dia desta quarta-feira (12), a Diocese de Joinville decidiu reduzir os horários das celebrações religiosas para prevenir a população no contágio da doença. A secretaria da saúde de Joinville solicita que os eventos (bares, igrejas, shows), que aglomeram pessoas, devem inicialmente receber uma autorização para a execução.
Segundo o jornal Diário Catarinense desta quarta (12), as Igrejas na cidade de Criciúma/SC estão recebendo menos pessoas que costumeiramente, devido a preocupação da população daquela cidade, está incluso também a Assembléia de Deus.
Já a cidade de Tubarão/SC, segundo o blog Click RBS, já decretou estado de emergência, "o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, decretou situação de emergência no município por causa da gripe A. A cidade registrou uma morte pela doença, outros quatro casos confirmados e há mais de cem suspeitos, de acordo com a Secretaria da Saúde". A cidade já conta com 15% da população infectada, informação noticiada nesta manhã (12) no jornal Bom Dia SC na RBS TV.

Atenção gestantes!
Devido ao crescimento de mortes de gestantes, a Secretaria de Estado da Saúde sugere que as grávidas previnam-se através de medidas simples no dia-a-dia, como:
· Evitar aglomerações
. Lavar as mãos repetidas vezes
. Evitar cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.
. Tentar manter distância de pessoas com gripe.
· No ambiente de trabalho, evitar o contato direto com o público externo.
· Ao apresentar sintomas de gripe, devem buscar imediatamente o serviço de saúde.

Para acompanhar as últimas notícias da Gripe A em SC, acesse o portal de notícias da Secretaria da Saúde do Estado, www.saude.sc.gov.br/noticias/principal.htm

Nenhum comentário: