terça-feira, 21 de junho de 2011

Artista plástico cria obra de arte em homenagem ao centenário


Foi inaugurada no dia 14 de junho às 19h30 no templo central da IEADJO uma obra de arte em homenagem ao Centenário das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Brasil, SC e Joinville.

O autor é o artista plástico irmão João Batista, presbítero, pregador itinerante, cantor (com dois CDs gravados em que canta com sua esposa irmã Sirlene), membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville há mais de 30 anos, congrega na sede do Costa e Silva. O presbítero João Batista é artista plástico nato, trabalhou profissionalmente aproximadamente 19 anos na Indústria Döhler e hoje se dedica totalmente à Obra de Deus como pregador itinerante e cantor juntamente com sua esposa.

Esta obra de arte referente à história da Assembléia de Deus no Brasil nasceu em seu coração há 15 anos atrás, e neste ano do Centenário de nossa Igreja, o Senhor cumpriu o desejo de seu coração. Alguns irmãos motivados pelo Espírito Santo, contribuíram para a realização desta obra artística.

O quadro que será inaugurado neste momento, passou por diversas etapas que devem ser relatadas neste momento histórico:
  • O madeiramento é de Itaúba. Não foram utilizados pregos, e sim parafusos de latão para garantir maior durabilidade da arte.
  • O pano de algodão, próprio para pintura, veio diretamente da indústria, pois tal material não encontra-se disponível no mercado, devido a dimensão da obra: 3 metros e 5 centímetros por 2 metros e 10 centímetros.
  • As tintas utilizadas são de procedência de indústria que atende somente pintores profissionais que prezam a qualidade e durabilidade.
  • A moldura foi entalhada manualmente na madeira com a logomarca oficial do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil e pintada na cor dourada.
Esta obra de arte, normalmente teria com o empenho do artista, a duração desde seu início até o final no prazo de 120 dias, mas, o Presbítero João Batista dedicou-se em tempo integral, das 8h às 22h diariamente, de segunda a segunda, e o serviço foi concretizado para a Glória de Deus em 64 dias.

Ele está pintando a história do pentecostalismo (Rua Azuza e do Pr. William J. Seymour), os pioneiros das ADs no Brasil (Pr. Daniel Berg e Pr. Gunnar Vingren), presidentes atuais da CGADB (Pr. José Wellington), CIADESCP (Pr. Arcelino de Melo) e IEADJO (Pr. Sérgio Melfior), os primeiros presidentes da IEADJO (Pr. Manoel Germano de Miranda), IEAD em SC (Pr. André Bernardino), a primeira irmã batizada no Espírito Santo (Celina Albuquerque), o banco onde Pr. Berg e Pr. Vingren sentaram em Belém/PA com alguns detalhes impressionantes, barco que trouxe os missionários para o Brasil, irmãos a cavalo que desbravaram o Brasil e SC com a pregação do Evangelho e pontos turísticos da maior cidade de SC, Joinville. Os pastores Daniel Berg e Gunnar Vingren estão sendo pintados aproximadamente no tamanho original deles, para que o público possa vê-los mais de perto.

Segundo o diretor de comunicação da IEADJO, pastor Márcio Batista, “o título deste quadro histórico dado pelo autor, presbítero João Batista é ‘inflamados pelo Espírito’”, disse o diretor.
Convidados para descerrar o laço e retirar a cobertura da obra, o artista plástico João Batista e o presidente da IEADJO, pastor Sérgio Melfior.

Segundo os coordenadores da comissão organizadora do Centenário, Ev. Josias Rosa e Pr. Joary Carlesso, “é uma pintura original e altíssima qualidade, parece uma foto, perfeita”, salientaram. O público presente aproveitou para bater fotos da obra histórica e publicar nas redes sociais na internet.

Para ver as fotos em alta resolução, https://picasaweb.google.com/ieadjoinvillesc/ObraDeArteInflamadosPeloEspirito

Nenhum comentário: